6
respostas

Falha no Teste de Conexão.

Está sendo exibida a seguinte mensagem, quando clico no botão para testar a conexão, com o usuário e senha "cursoplsql": Erro de ES: The Network Adapter could not establish the connection.

Informa que os serviços, do Windows, OracleServiceXE e OracleTNSListener estão em execução.

Alguém passou pela mesma situação?

6 respostas

Olá Guilherme, tudo bem?

Um outro aluno relatou o mesmo problema que você nesse tópico e o instrutor Sergio indicou que verificasse se na configuração da conexão contem o seguinte preenchimento:

1) Nome do Host: localhost

2) Porta: 1521 - é a porta default

3) SID: xe - nome default do banco de dados criado pelo Oracle XE.

conexão

Como você informou que os serviços estão iniciados, você poderia reinicia-los ?

Aguardo o seu retorno!

Oi Danielle, boa tarde.

Fiz o reinicio dos serviços e, também, do Windows porém o problema persiste. Os dados de conexão estão iguais ao que vc encaminhou no print.

Outro detalhe, é que agora ao tentar acessar a conexão da aula anterior, que estava funcionando, estou recebendo o mesmo erro que estava sendo apresentado anteriormente, o ORA-12514.

Certo Guilherme, então você poderia acessar o seu prompt de comando e executar o seguinte comando: lsnrctl status e disponibilizar qual foi o retorno do comando? Assim poderemos saber o status do seu listener, poderia disponibilizar também as configurações que estão nos arquivos tnsnames.ora e listener.ora para verificarmos como esta a configuração?

Obrigado, Danielle. Quando digito o comando que vc encaminhou no prompt do windows recebo o retorno de que o mesmo não existe. Teria que ser executado este comando a partir de algum diretório específico?

Abaixo, segue os conteúdos dos arquivos listener.ora e tnsnames.ora:

listener.ora: DEFAULT_SERVICE_LISTENER = XE

SID_LIST_LISTENER = (SID_LIST = (SID_DESC = (SID_NAME = CLRExtProc) (ORACLE_HOME = C:\app\gui_s\product\18.0.0\dbhomeXE) (PROGRAM = extproc) (ENVS = "EXTPROC_DLLS=ONLY:C:\app\gui_s\product\18.0.0\dbhomeXE\bin\oraclr18.dll") ) )

LISTENER = (DESCRIPTION_LIST = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = localhost)(PORT = 1521)) (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1521)) ) )

tnsnames.ora:

XE = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = localhost)(PORT = 1521)) (CONNECT_DATA = (SERVER = DEDICATED) (SERVICE_NAME = XE) ) )

LISTENER_XE = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = localhost)(PORT = 1521))

Certo Guilherme, no meu caso não foi necessário acessar nenhum diretório especifico, mas no seu caso, você poderia acessar o diretório bin que está dentro da pasta de instalação do Oracle, na minha maquina o diretório é: C:\app\danie\product\18.0.0\dbhomeXE\bin e executar o comando novamente. Você também poderia verificar se consegue acessar pelo SQL Plus?

Danielle, depois que executei o comando no diretório bin o acesso passou a ser possível. Deu tudo certo.

Muito obrigado!