Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
12
respostas

Falha no Gradle Sync

Oi

Estava configurando o FCM na minha aplicação, e na hora de sincronizar o gradle, recebi o seguinte problema:

Error:(39, 0) Version: 8.4.0 is lower than the minimum version (9.0.0) required for google-services plugin.

Aqui está todo meu build.gradle:

apply plugin: 'com.android.application'

android {
    compileSdkVersion 23
    buildToolsVersion '26.0.2'
    defaultConfig {
        applicationId "br.com.alura.agenda"
        minSdkVersion 15
        targetSdkVersion 23
        versionCode 1
        versionName "1.0"
    }
    buildTypes {
        release {
            minifyEnabled false
            proguardFiles getDefaultProguardFile('proguard-android.txt'), 'proguard-rules.pro'
        }
    }
    productFlavors {
    }
    packagingOptions {
        exclude 'META-INF/LICENSE'
    }
}

dependencies {
    implementation fileTree(include: ['*.jar'], dir: 'libs')
    implementation 'com.android.support:appcompat-v7:23.3.0'
    implementation 'com.android.support:cardview-v7:23.3.0'
    implementation 'com.android.support:support-v4:23.3.0'
    implementation 'com.google.android.gms:play-services:8.4.0'
    api 'com.squareup.retrofit2:retrofit:2.3.0'
    api 'com.squareup.retrofit2:converter-jackson:2.3.0'
    api 'com.squareup.okhttp3:logging-interceptor:3.9.0'
    implementation 'com.google.firebase:firebase-messaging:11.0.4'
}

apply plugin: 'com.google.gms.google-services'

Alguma solução? Obrigado!

12 respostas

Oi Gabriel, tudo bem? Pela mensagem do erro, será necessário atualizar a dependência 'com.google.android.gms:play-services' para a versão 9.0.0.

Faça a atualização e veja se o build volta a funcionar.

Olá Alex, tudo sim e você? Agora o gradle completa o sync, mas aparece este problema no build:

Error:Execution failed for task ':app:processDebugGoogleServices'.
> Please fix the version conflict either by updating the version of the google-services plugin (information about the latest version is available at https://bintray.com/android/android-tools/com.google.gms.google-services/) or updating the version of com.google.android.gms to 9.0.0.

Entrei no link, mas não encontrei nada que me ajudasse. Posso prosseguir mesmo com o erro ou devo resolvê-lo? E se devo, como posso fazer isso?

Tudo também :)

Gabriel, me manda o build.gradle que está a nível projeto também, pois pode ser que tenha uma configuração nele que esteja impactando.

[]s

Uma outra tentativa é manter o gms com a mesma versão do firebase, no seu caso a versão é 11.0.4.

Aqui está, Alex:

// Top-level build file where you can add configuration options common to all sub-projects/modules.

buildscript {
    repositories {
        jcenter()
    }
    dependencies {
        classpath 'com.android.tools.build:gradle:3.0.1'

// NOTE: Do not place your application dependencies here; they belong
        // in the individual module build.gradle files
        classpath 'com.google.gms:google-services:3.1.0'
    }
}

allprojects {
    repositories {
        jcenter()
    }
}

Alterei o gms para 11.0.4, isso apareceu no event log: 14:18 Gradle sync failed: com.intellij.openapi.util.TraceableDisposable$DisposalException: 'com.android.support:support-core-utils-25.2.0' already disposed: (4s 532ms)

Esse segundo erro foi estranho... Faz o seguinte, clica no menu Build > Clean Project, em seguida, novamente no menu Build > Rebuild Project.

Se não funciona, você pode me mandar o projeto para eu tentar fazer o build aqui e ver se consigo pegar o motivo do erro?

Oi professor, realizei esses passos e o segundo erro sumiu, porém... deixou 7 em seu lugar:

Error:resource android:style/TextAppearance.Material.Widget.Button.Borderless.Colored not found.
Error:resource android:style/TextAppearance.Material.Widget.Button.Colored not found.
Error:failed linking references.
Error:java.util.concurrent.ExecutionException: java.util.concurrent.ExecutionException: com.android.tools.aapt2.Aapt2Exception: AAPT2 error: check logs for details
Error:java.util.concurrent.ExecutionException: com.android.tools.aapt2.Aapt2Exception: AAPT2 error: check logs for details
Error:com.android.tools.aapt2.Aapt2Exception: AAPT2 error: check logs for details
Error:Execution failed for task ':app:processDebugResources'.
> Failed to execute aapt

Creio que o projeto já esteja em seu Google Drive, professor, dá uma olhada lá, se não estiver atualizado é só me avisar!

Blz, eu vou baixar aqui e vou dar uma olhada.

solução!

Gabriel, eu fiz um teste aqui e parece que nessa versão do firebase/gms só deu certo usando o SDK 24 pra cima. Portanto, tem duas alternativas:

• Modificar a versão do firebase para 10.0.1 (foi utilizada no curso).

• Modificar a compileSdkVersion e targetSdkVersion para SDK 24 do Android.

Fazendo uma das modificações resolveu o problema que foi apresentado.

[]s

Olá professor, tentei alterar o SDK para 24, mas ele criou uma trilha de erros. desfiz a alteração e mudei o firebase para 10.0.1, agora tenho isso:

Error:Execution failed for task ':app:processDebugGoogleServices'.
> Please fix the version conflict either by updating the version of the google-services plugin (information about the latest version is available at https://bintray.com/android/android-tools/com.google.gms.google-services/) or updating the version of com.google.android.gms to 11.0.4.

Porém o gms já está em 11.0.4! Tem algo que eu possa fazer para resolver isso?

Desculpe, mantenha também a versão do gms também como 10.0.1.

Magina professor, agora tudo funcionou, fico grato! Obrigado mesmo!

[]s