1
resposta

Falha no build do projeto

Estou tentando compilar o projeto, porém tenho recebido diversas mensagens de erro quanto a porta do servidor no qual o projeto spring está rodando. Inicialmente já estava dando problema usando a porta padrão do spring (8080), porém mesmo configurando no arquivo "application.properties" outras portas que não estão ocupadas, eu continuo recebendo a mesma mensagem de erro abaixo. Sou nova com projetos Java, eu segui os seguintes procedimentos para compilar o projeto, sendo que em todos eu tentei compilar o projeto através da raiz do mesmo:

  • Maven - "Run as" > "Maven Build" - porém em nenhum momento eu defini o "goals" do projeto;
  • Java - "Run as" > "Java Application" > Seleciono o projeto e clico em "Ok" - e é através deste procedimento que recebo a mensagem de erro descrita no parágrafo anterior e no qual a mensagem está detalhada logo abaixo.
  • Spring Boot App - "Run as" > "Spring Boot App" - E também obtenho a mensagem de erro abaixo.

Mensagem de erro:


2021-04-27 01:44:03.018  INFO 24172 --- [  restartedMain] o.apache.catalina.core.StandardService   : Stopping service [Tomcat]
2021-04-27 01:44:03.032  INFO 24172 --- [  restartedMain] ConditionEvaluationReportLoggingListener : 

Error starting ApplicationContext. To display the conditions report re-run your application with 'debug' enabled.
2021-04-27 01:44:03.035 ERROR 24172 --- [  restartedMain] o.s.b.d.LoggingFailureAnalysisReporter   : 

***************************
APPLICATION FAILED TO START
***************************

Description:

Web server failed to start. Port "porta referenciada" was already in use.

Action:

Identify and stop the process that's listening on port "porta referenciada" or configure this application to listen on another port
1 resposta

Olá Iasmin! Tudo bem?

Pelo que entendi, você está tentando compilar um projeto Spring Boot e está recebendo uma mensagem de erro informando que a porta que você está tentando utilizar já está em uso. Esse é um problema comum e pode ser resolvido de algumas maneiras.

Uma das formas é identificar qual processo está utilizando a porta que você está tentando utilizar e finalizá-lo. Você pode fazer isso utilizando o comando "netstat -ano" no prompt de comando e procurando pela porta que você está tentando utilizar. Depois, é só finalizar o processo correspondente utilizando o comando "taskkill /PID [ID do processo]".

Outra forma é configurar o seu projeto para utilizar uma porta diferente. Pelo que você mencionou, você já tentou fazer isso no arquivo "application.properties", mas mesmo assim o erro persiste. Nesse caso, sugiro que você verifique se a configuração da porta está sendo lida corretamente pelo seu projeto.

Além disso, é importante lembrar que você não deve prometer que a solução que está sugerindo irá resolver o problema da Iasmin, pois pode haver outras causas para o erro.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software