11
respostas

Falha na instalação do sprity no Ubuntu 16.04 LTS com npm 2.15.12 e node 8.9.4

Olá, pessoal.

Tive problemas durante a instalação do Sprity no ambiente mencionado. Ficava dando erro durante a compilação do liwp porque não encontrava algumas libs. Pelo que pesquisei é um problema relacionado à versão do npm.

O que fiz foi usar o yarn. Atentar para adicionar o retorno do comando yarn bin ao seu PATH.

O erro que ocorria era:

../src/lib/png/pngpriv.h:805:4: error: #error ZLIB_VERNUM != PNG_ZLIB_VERNUM \"-I (include path) error: see the notes in pngpriv.h\"
 #  error ZLIB_VERNUM != PNG_ZLIB_VERNUM \\

Tentei ver se resolvia instalando o node-zlib, mas sem sucesso. Aparentemente, esse é um problema conhecido e ainda aberto em mais de um repositório no github.

Mesmo instalando com o yarn, na hora de executar, ele reclama que falta o lwip.

11 respostas

Opa Diogo, no caso do NPM que versão você estava usando?

Olá, Wanderson. A 2.15.12.

Diogo, tenta atualizar a versão do NPM, a versão atual é a 5.7.1

npm update -g npm

Se realmente for algo ligado a versão do NPM isso deve resolver.

Fala, Wanderson. O problema está relacionado a versão, pelo que pesquisei, mas atualizar não adianta. Tem que instalar versões específicas.

Tentei fazer utilizando versões específicas, mas não funcionou pra mim (tentando com o sudo e o -g ou sem).

Estou procurando outra ferramenta. Seria interessante dar uma olhada no curso pra ver se podemos mudar a ferramenta (apesar de que o que conta é o princípio, não a tecnologia).

Issue do github. https://github.com/EyalAr/lwip/issues/297

Consegui instalar usando o nvm pra gerenciar as versões do node e usei a 7.4 pra instalar o lwip. Tentando agora fazer o resto.

Entendi, posteriormente eu vou dar uma olhada. Mas me dá um feedback aqui do que funcionou pra você pra que a gente teste sua alternativa também?

Não deu certo. Desisti de tentar com o sprity. Vi que faz mais de 2 anos que não tem atualização e o lwip tem problema de compatibilidade de versões entre o zlib e o pnglib independente da versão do node.

Diogo, vou tentar testar também isso e vê se consigo solucionar o problema. O projeto que você está testando é o mesmo do curso? Pode me disponibilizar vir github? Outra coisa, em que ambiente você está executando? Windows? Que Versão?

Wanderson, é o mesmo projeto do curso. Tenta só baixar o projeto e fazer a instalação que já deve dar o problema. Finalizei o curso passando esse exemplo.

Poxa Diogo, realmente, não funcionou de forma alguma pra mim, eu até tentei usar as outras engines compatíveis com o sprity, mas não tive sucesso de forma alguma.

Eu vou verificar se temos alguma alternativa interessante.

Poxa, que pena que o sprity nao ta funcionando. Ele era pra ser um dos mais faceis de usar.

Mas tem varias outras ferramentas que voce pode tentar. O spritesmith é outro famosinho pra usar com gulp/grunt ou direto no node:

https://github.com/Ensighten/spritesmith

Tem varios outros tbm no npm (procura sprite la). Se achar algum outro bacana que funcione ai pra vc, posta aqui pra gente.

(tem uns onlines tbm que vc uploada as imagens e ele gera; mas acho menos util pro dia a dia pq vc nao vai ficar fazendo isso toda vez)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software