Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Falha na instalação do Mongo

Bom dia, professor.

Estou com algumas dificuldades para instalar o Mongo.

Usando o Chocolatey recebi esse erro:

Chocolatey

De qualquer modo, resolvi testar o comango mongo no projeto pra ver o que retornava e recebi essa informação.

Mongo

O que estou fazendo de errado? :/

8 respostas

Oi Vanderley, tudo bem? Tá vendo que ele diz que para detalhes existe um arquivo de log? Cola esse log aqui pra gente ver se consegue identificar o problema?

Oi Vanderlei!

Você não fez nada de errado meu aluno, parece que o Chocolatey bugou e a instalação do MongoDB não pôde ser feita. Eu não conheço bem a plataforma Windows e como Chocolatey funciona, sei que é um gerenciador de pacotes e instalador tipo apt-get do Linux.

Todavia, olhando seu terminal, as mensagens de erro, talvez você não tenha o power shell instalado em sua máquina ou algum pré-requisito do Chocolatey. Tipo, tentou executar a instalação como administrador?

Sendo assim, talvez seja interessante postar sua dúvida no curso de PROMPT direcionando a dúvida para o Chocolatey para ver se alguém que manja desse software consiga ajudá-lo. Como disse, eu fico meio de mãos atadas porque não tenho familiaridade com essa ferramenta.

Outra alternativa é tentar instalar o Mongo manualmente, mas isso é paulera, talvez seja mais interessante resolver o problema do chocolatey do que instalar na mão.

Em suma, infelizmente a equipe do MongoDB não dá um suporte muito legal para a plataforma Windows e isso causa problemas não só com você, mas com outros alunos.

Mas tente rodar a instalação com o termina de administrador e vamos ver no que vai dar. Aliás, cate o log que o Wanderosn citou, pode haver nele informações valiosas.

Valeu pessoal. :)

Descobri onde estava o erro da instalação do Mongo usando o Chocolatey. Eu estava executando o comando na pasta Windows 32, e não na raiz. :P

Mongo

Detectado o problema e corrigido, tentei rodar o comando no git bash e deu o mesmo problema de conexão.

Projeto

Alguma dica? :/

Isso significa que o DAEMON (serviço) do MongoDB não esta rodando. O Chocolatey costuma levantar esse cara automaticamente para você.

Reinicie a sua máquina e tente novamente acessar o MongoDB com o comando mongo.

Se falar novamente, nos avise.

Não rolou, professor! :/

Deu o mesmo erro do coment anterior.

Tenta subir o daemon na mão.

mongod

Se ele subir, depois em outro terminal faça mongo.

solução!

Consegui resolver, professor!

Segue o passo a passo para caso mais algum aluno precise.

  • Vá na pasta onde foi instalado o Mongo e crie o diretório data. No meu caso, está localizado em C:\Program Files\MongoDB Diretório onde está instalado o Mongo
  • Na pasta data crie mais um diretório chamado db.
  • Feito isso, será necessário criar uma variável de ambiente. Basta acessar o seu Painel de Controle -> Sistema-> Configurações avançadas do sistema
  • Na janela Pop up, clique em Variáveis de Ambiente (ah vá! sério?)
  • Localize a variável Path e clique no botão Editar. Variável de ambiente
  • Clique no botão "Novo" e insira o caminho onde está localizada a pasta Bin do Mongo. No meu caso está em C:\Program Files\MongoDB\Server\3.4\bin.
  • Pressione o botão Ok fechando todas as pop ups abertas.
  • No terminal, digite mongod.
  • Abra outra janela do Terminal (sim, precisaremos ter dois terminais abertos) e digite mongo. Resultado final

Valeu a ajuda, professor! Agora é só continuar o curso!

A propósito, aproveito o tópico aberto para deixar um comentário a mais sobre os cursos. Gosto bastante da sua metodologia de ensino, é bem pausado, explica bem o conteúdo e nos dá um norte para alcançar os objetivos. Os demais cursos poderiam seguir essa didática, pois consigo evoluir bem mais rápido com as suas aulas do que com os demais professores, não desmerecendo o trabalho deles, é claro.

Forte abs.

Excelente notícia Vanderlei! Era justamente esse trabalho que eu queria evitar que o aluno tivesse através do Chocolatey, que acabou nos deixando na mão.

Obrigado pelo feedback. Teremos mais novidades até o final do ano!

Sucesso e bom estudo meu aluno!