Olá pessoal, boa tarde.
No curso Elixir parte 3: Conhecendo o ecossistema Elixir e na aula 04. Aplicação / 06. Agendado uma tarefa" aprendemos o comando: :observer.start
, que no vídeo ao executá-lo nos é apresentado uma janela onde mostra tudo o que está rodando em nossa aplicação.
Entretanto, ao executar este comando em meu note, que possui um Ubuntu 20.04.3 LTS instalado, apresentou o seguinte erro:
iex(2)> :observer.start
14:38:17.396 [error] WX ERROR: Could not load library: :load_failed
Failed to load NIF library /usr/lib/erlang/lib/wx-2.1.1/priv/wxe_driver: 'libwx_gtk3u_webview-3.0.so.0: cannot open shared object file: No such file or directory'
{:error,
{{:error,
{:load_failed,
'Failed to load NIF library /usr/lib/erlang/lib/wx-2.1.1/priv/wxe_driver: \'libwx_gtk3u_webview-3.0.so.0: cannot open shared object file: No such file or directory\''}},
[
{:wxe_server, :start, 1, [file: 'wxe_server.erl', line: 65]},
{:wx, :new, 1, [file: 'wx.erl', line: 115]},
{:observer_wx, :init, 1, [file: 'observer_wx.erl', line: 108]},
{:wx_object, :init_it, 6, [file: 'wx_object.erl', line: 404]},
{:proc_lib, :init_p_do_apply, 3, [file: 'proc_lib.erl', line: 226]}
]}}
Com a ajuda do Google eu consegui resolve-lo, instalando o erlang-observer
:
sudo apt-get install -y erlang-observer
Não lembro de ter feito algo de diferente da "doc oficial" para instalar o Elixir e do Erlang: https://elixir-lang.org/install.html#gnulinux, então imagino que o sudo apt-get install esl-erlang
não instala "tudo".
Ou isso ou "fui selecionado" para ter este problema, rs.
É uma dúvida já resolvida, mas como não encontrei "menção dela" no forum resolvi fazer este post (e é o primeiro que eu faço), assim compartilho esta falha + sua resolução (e talvez consiga "entender mais" sobre a mesma se tiver comentários a respeito).