1
resposta

Falha na criação do ambiente 3156-curso-2-appsec

Depois de baixados os arquivos do github e instalado o docker-desktop, ao executar o comando docker-compose up apresentou o seguinte erro: request returned Internal Server Error for API route and version http://%2F%2F.%2Fpipe%2Fdocker_engine/v1.24/containers/json?all=1&filters=%7B%22label%22%3A%7B%22com.docker.compose.config-hash%22%3Atrue%2C%22com.docker.compose.project%3D3156-curso-2-appsec%22%3Atrue%7D%7D, check if the server supports the requested API version A versão instalada do docker é Docker version 25.0.2, build 29cf629 e a versão do docker-compose é Docker Compose version v2.24.3-desktop.1 Nenhum arquivo obtido pelo github foi alterado.

1 resposta

Olá, João. Tudo bem com você?

Esse erro que você está vendo geralmente ocorre quando o Docker não consegue se comunicar corretamente com o servidor.

Primeiramente, certifique-se de que o Docker está rodando corretamente. Você pode verificar isso clicando no ícone do Docker na sua barra de tarefas e verificando se ele está indicando que está rodando.

Se o Docker estiver rodando corretamente, o próximo passo seria tentar reiniciar o Docker. Às vezes, simplesmente reiniciar o Docker pode resolver o problema. Para fazer isso, você pode clicar com o botão direito no ícone do Docker na sua barra de tarefas e selecionar a opção 'Restart'.

Se o problema persistir mesmo após reiniciar o Docker, pode ser que haja algum problema com a versão do Docker Compose que você está utilizando. A versão que você mencionou (v2.24.3-desktop.1) é bastante recente, mas pode não ser totalmente compatível com o projeto que você está tentando rodar. Você pode tentar instalar uma versão mais antiga do Docker Compose para ver se isso resolve o problema.

Por exemplo, para instalar a versão 1.29.2 do Docker Compose, você pode usar o seguinte comando:

curl -L "https://github.com/docker/compose/releases/download/1.29.2/docker-compose-$(uname -s)-$(uname -m)" -o /usr/local/bin/docker-compose

Depois de instalar a nova versão, não se esqueça de dar permissões de execução para o binário do Docker Compose:

chmod +x /usr/local/bin/docker-compose

E então, tente rodar o comando docker-compose up novamente.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida manda aqui de novo e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software