Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
23
respostas

Falha na conexão

Apareceu o seguinte erro: JDBC Driver "com.mysql.jdbc.driver! not found. Tentei as soluções da dúvidas anteriores, mas não consegui resolver o problema.

23 respostas

Oii Francisco, tudo bem?

Esse erro é no Power Architect? O driver do MySQL está na pasta: C:\treinamento\SQL Power Architect\jdbc?

Se puder anexar prints, pode upar a imagem aqui no imgur e enviar o link.

Fico no aguardo :)

Não, o drive não tá na pasta. A noite mando o print.

Sim, o erro é no Power Architect, vi que tinha uma postagem com o mesmo problema que o meu, mas segui os passos, sem sucesso!! Não tô conseguindo adicionar imagens, mas o resumo é que deu esse erro no Power Architect, criei uma pasta dentro da pasta do Power Architect com o driver dentro, depois entrei no Power Architect e adicionei o drive, mesmo assim não deu certo.

View post on imgur.com

Se puder ver a imagem no site, agradeço! Fica como se eu estivesse conectando a um banco Oracle, tô perdido nisso!!

Oii Francisco,

Ali nessa parte do JDBC do Power Architect, coloca esses dados no MySQL:

• Nome
  • Classe do Driver
  • Modelo de endereço de conexão
  • Port

Até onde vi no print que mandou, está com dados da Oracle.

Me avise qualquer coisa :)

Sim, estão com dados do Oracle preenchidos do teste de conexão, porém coloquei confome ensinam no vídeo. porta: 3306 hostname: localhost banco: mysql

Porém fica como se fosse banco Oracle. Muito estranho!!

Francisco,

Poderia alterar esses dados conforme o print que te enviei?

Sim, irei alterar em uma nova tentativa!

https://imgur.com/M8PGvXT

Oi, Maria! Qual destes arquivos devo baixar?

Oi Francisco,

Baixe o arquivo JAR, por favor :)

https://imgur.com/xgrglwa Oi, Maria! Baixei o arquivo, mas veio com o nome "mysql-connector-java-5.1.15.bundle" em vez de "mysql-conncetor-java-bin.jar"

https://i.imgur.com/nsEl6qn.jpg Não deu certo assim, o erro persisitiu! Já perdi 3 dias de aulas, tem outra forma de instalar?

solução!

Oi Francisco,

O estranho que está correto agora :/ Como você está fazendo a sua conexão? E o complicado que não tem outra forma de instalar, que coisa.

Vou disponibilizar meu driver JBDC para você, substitua o que está ali, por favor.

Sinto muito por esse erro chatinho :(

Oi, Maria! Nova tentativa em vão.

https://imgur.com/sTlDoks

Baixei tudo conforme o vídeo, mas insiste em procurar por um drive do banco Oracle.

Oi Francisco,

Caramba cara :( Como você está realizando a conexão? Manda aqui pra mim. E o que seria aquele PlayPen Database?

Oi, Maria! Não sei, simplesmente baixei os programas conforme o link e fui fazendo cada etapa, parei nessa e não sai mais... Vou procurar outra formação, infelizmente!

Francisco,

Sinto muito por isso :/ Vamos refazer a instalação do SQL Power Architect.

Se dessa vez não der certo, sugiro que faça essa formação: BI e Data Warehouse com SQL Server e Power BI, o conceito é o mesmo, só muda as ferramentas.

Oi, Maria! Deu certo como driver que me disponibilizou no Google Drive. Obrigado!

Boa tarde Acompanhei a saga do colega. Fiz todas as orientação. O meu banco fica em um servidor externo. O erro mudou. Agora ele reclama que access denied para o usuário no IP 172.96.168.100. Não sei da onde ele tirou isso. Poderia me orientar como sair dessa?

Oi Pedro, tudo bom?

Desculpa em demorar com o retorno.

Acesse o seu banco lá no servidor externo e roda esse comando:

ALTER USER 'seu_user'@'172.96.168.100' IDENTIFIED WITH mysql_native_password BY 'password'; 

flush privileges;

Depois tente fazer a conexão.

Me avise qualquer coisa :)

Oi Gabriela O problema é que não conheço esse IP. Não sei da onde o SQL Power Architect está tirando esse dado se não foi informado. O IP do meu servidor é outro e a conexão com os softwares da Pentaho e o Workbench estão funcionando. O problema é só com o SQL Power Architect.

Oi Pedro,

Agora entendi a questão. Você poderia me enviar prints para que eu possa visualizar?