Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Falha na comunicação em sub-redes diferentes usando Hub

Olá!

Na seção 14 - Hora da prática da aula 02 do curso Curso de Redes: dos conceitos iniciais à criação de uma intranet, é passado o desafio de alterar o primeiro octeto de um computador na simulação do Cisco Packet Tracer, a fim de verificar a falha no uso do comando ping.

Tendo ocorrido o erro, eu pergunto: já que o hub atua na primeira camada (camada física), então o envio não deveria ocorrer normalmente? O hub faz algum processamento nesse sentido?

Grato, FN

2 respostas
solução!

Olá, Flávio!

O hub, de fato, opera na primeira camada do Modelo OSI, a camada física. Ele recebe um sinal em uma de suas portas e o replica para todas as outras portas. No entanto, o hub não tem a capacidade de entender ou processar as informações que está transmitindo. Ele apenas repassa os dados, sem saber para onde estão indo ou de onde vieram.

Quando você altera o primeiro octeto do endereço IP de um dos computadores na sua rede simulada, você está, na verdade, colocando esse computador em uma sub-rede diferente. Mesmo que o hub repasse os dados para todas as máquinas, o computador de destino não reconhecerá esses dados como destinados a ele, pois eles pertencem a uma sub-rede diferente.

Para ilustrar, imagine que o hub é como um carteiro que entrega todas as cartas que recebe para todos os endereços de uma rua, sem olhar os nomes ou números das casas nas cartas. Se você mudar o número da sua casa (o equivalente a mudar o primeiro octeto do endereço IP), o carteiro ainda vai entregar a carta na sua antiga casa, mas a pessoa que mora lá agora não vai abrir a carta, pois ela não é endereçada a ela.

Bons estudos!

Ah, Lucas. Entendi!

Então, nesse caso, o computador de destino chega a receber o pacote, mas não responde de volta por entender que ele pertence a outra sub-rede. Aí nesse caso, o problema não tem mesmo a ver com o hub, e sim com os computadores em si. É isso?

Grato, FN

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software