Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Falha em teste (no such host)

Olá pessoal!

Estou tendo uma falha estranha na parte do Test - o primeiro teste passa, mas quando o segundo teste roda eu recebo m erro de no such host

=== RUN   TestVerificaStatusCodeDaSaudacaoComParametro
[GIN] 2026/07/29 - 11:26:15 | 200 |     104.879µs |                 | GET      "/gui"
--- PASS: TestVerificaStatusCodeDaSaudacaoComParametro (0.00s)
=== RUN   TestListaTodosOsAlunosHanlder
2026/07/29 11:26:15 /home/runner/work/projeto-go-alura/projeto-go-alura/database/db.go:23
[error] failed to initialize database, got error failed to connect to `host=***user=***password=***dbname=***port=***sslmode=disable user=runner database=`: hostname resolving error (lookup ***user=***password=***dbname=***port=***sslmode=disable: no such host)
2026/07/29 11:26:15 Erro ao conectar com banco de dados
--- FAIL: TestListaTodosOsAlunosHanlder (0.00s)

já tentei pesquisar, já revisei o código várias vezes e também o docker-compose, tudo está do jeito certo. Também confirmei minha variável de ambiente e ela está correta. O que mais pode estar acontecendo?
https://github.com/lucas-gab/projeto-go-alura/pull/1

Essa é a branch onde estou fazendo a aula

RESOLVIDO:

Erro besta de concatenação na minha stringDeConexao, esqueci de adicionar os espaços dentro das strings pra evitar que tudo fosse concatenado sem espaços.

1 resposta

Oii, Lucas!

Que bom que conseguiu resolver e obrigada por colocar a solução aqui, assim pode ajudar outras pessoas.

Irei finalizar esse tópico.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!