Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Falha ao resolver o modulo axious.

Estou obtendo o seguinte erro : Uncaught TypeError: Failed to resolve module specifier "axios". Relative references must start with either "/", "./", or "../".

Já verifiquei que o script.js está com o atributo type="module" no index.html. Não consegui encontrar uma solução para o problema. Alguém pode me dar uma ajuda?

3 respostas

Olá, Reginaldo!

Perdi um pouco do contexto sobre o seu projeto neste ponto do curso e surgiram algumas dúvidas para que eu possa ajudar de forma mais precisa. Esse erro ocorre devido a um erro de importação no seu caso, o código estava funcionando usando CDN?

Se sim, certifique-se de que você está importando o axios corretamente no seu script.js. Aqui está um exemplo de como fazer isso:

import axios from 'https://cdn.jsdelivr.net/npm/axios/dist/axios.min.js';

Ou foi utilizando o terminal? O erro acontece nas duas versões?

Por fim peço para que compare o seu código com o da aula, o link para os respectivos repositórios estão nesses links:

Em caso de persistência compartilhe o seu projeto vai ser mais fácil localizar e fornecer uma resposta mais assertiva.

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!
solução!

Boa noite Vitor.

Primeiramente eu gostaria de agradecer pela atenção. Mas quero desde já pedir desculpas, pois notei que na verdade eu estava executando um "pequeno" passo errado.

Durante as aulas, pouco antes da instalação do VITE, estava executando diretamente o index.hmtl com o Live Server no VSCode.

Acontece que, depois de instalado o VITE e todos os módulos, incluindo o axios, eu deveria executar o comando npm run dev, para executar e visualizar a pagina, e eu continuei executando diretamente o index.html com o Live Server. Dessa forma, o script.js estava sendo carregado sem antes passar pela "interpretação" do VITE.

Não sei ainda se ao chamar de "interpretação do VITE" estou correto, agora que notei meu erro estou estudando mais sobre esse ciclo de vida.

Novamente agradeço a atenção dada, espero que meu erro sirva de aprendizado para os demais alunos.

Olá Reginaldo!

Quero primeiro agradecer muito pela sua atenção e dedicação na resposta. Não se preocupe, errar faz parte do processo de aprendizado e é uma excelente oportunidade para crescer.

Entendo perfeitamente a situação que você descreveu. É comum, ao iniciar com novas ferramentas como o VITE, cometer pequenos equívocos.

Só o fato de você ter identificado a origem do erro mostra que está no caminho certo e se dedicando a compreender melhor o fluxo de trabalho.

Sua atitude de compartilhar o erro como um aprendizado para todos é admirável e muito valiosa para toda uma comunidade.

Eu mesmo me beneficio, já que quando um erro semelhante surgir, seu tópico será facilmente lembrado e poderei ajudar outras pessoas, possibilitando assim que todos aprendam de diversas maneiras.

Continuo à disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento.

Um abraço e bons estudos!