Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Fala, pessoal! Eu estava fazendo esse simples programa e eu não entendi o motivo do erro. Estou usando o NetBeans. Não foi possível localizar nem carregar a classe principal area.Area

import javax.swing.JOptionPane;

public class Area {

public static void main(String[] args) {
        String b = JOptionPane.showInputDialog(null,"informe a base: ");
        float base = Float.parseFloat(b);

String a = JOptionPane.showInputDialog(null, "informe a altura: ");
        float altura = Float.parseFloat(a);

float area = (base * altura) / 2;

JOptionPane.showMessageDialog(null, area);
    }

}
5 respostas

Oi Caio,

O programa em si está correto e funcionou tranquilamente aqui. Como você está tentando rodar?

Compilei pelo CMD, mas não deu de executar. Apareceu a mesma coisa: Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal Area.java. Tentei pelo Netbens e não aparece erro, mas dá o mesmo erro

solução!

Você executou os seguintes comandos?

javac Area.java
java Area

Me parece que você está tentando rodar o código fonte, não o código compilado.

Sim, pelo CMD eu consegui. Mas, ao usar o NetBeans eu só consigo usar EXECUTAR e depois EXECUTAR ARQUIVO, e aí sim funciona. Porém, se tento executar o projeto diz isso: "Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal area.Area"

Quando você roda java Classe, o Java vai procurar uma classe compilada com esse nome nesse diretório e executar seu método main. Caso ele não encontre, ele dará esse erro.

$ java BlaBlaBla
Error: Could not find or load main class BlaBlaBla

Não conheço o NetBeans, mas ele deve estar tentando rodar alguma classe que o Java não consegue encontrar (seja porque o nome está incorreto ou porque ele está no diretório incorreto).