Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Fake news são importantes para pesquisa?

Olá, No curso a Tuanny fala pra não se basear sua pesquisa em fakenews, o que é obviamente compreensível. Mas será que a integração delas no arcabouço de uma pesquisa não é interessante ? Visto que as fakenews, crenças ou tabus (por exemplo : comer manga e tomar leite faz mal) fazem parte do contexto do usuário gerando neles impressões, medos e premissas que podem atrapalha-lo ou motiva-lo a usar um determinado produto. E ter isso bem integrado na pesquisa faz a equipe desenvolver uma solução ou contornar isso de maneira mais efetiva.

Abraço!

1 resposta
solução!

Olá Walter, como vai ?

Você fez uma ótima observação! Um dos pontos fundamentais da pesquisa em UX é considerar o contexto no qual o assunto pesquisado está inserido. Nós temos vários modelos mentais e é de extrema importância considerar também pontos que podem dar errado ou que passem uma informação incorreta para o usuário. Sua pesquisa também pode abordar isso, desde que de forma consciente, ou seja, você saiba que é uma fake news.

Na maioria das vezes nos casos da pesquisa secundária, iniciamos a atividade para conhecer um assunto no qual não temos domínio, neste caso saber se a informação é uma fake news ou não, é mais difícil e requer mais atenção e cuidado. Para não cair nestes casos, buscamos fontes de confiança (Como citei alguns momentos da aula).

Adorei a reflexão sobre o tema! Obrigada por compartilhar conosco. :)

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software