1
resposta

failed to solve with frontend dockerfile.v0: failed to read dockerfile: open /var/lib/docker/tmp/buildkit-mount964176106/Dockerfile: no such file or directory

Ao seguir o passo a passo, e utilizar o comando docker build -t teste/app-node:1.0 . o meu terminal apresenta o seguinte erro:

failed to solve with frontend dockerfile.v0: failed to read dockerfile: open /var/lib/docker/tmp/buildkit-mount964176106/Dockerfile: no such file or directory

Agradeço desde já toda e qualquer ajuda.

1 resposta

Olá Lucas.

Tudo bem?

Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida, e também para organizar o nosso fórum. Valeu :)

Esse erro geralmente ocorre quando o Docker não consegue encontrar o arquivo Dockerfile no diretório especificado. O Dockerfile é o arquivo de configuração que contém as instruções para a construção da imagem do container.

Verifique se o arquivo Dockerfile está presente no diretório em que você está executando o comando docker build. Certifique-se também de que o nome do arquivo está correto, pois o Docker é sensível a maiúsculas e minúsculas.

Além disso, certifique-se de que você está executando o comando docker build no diretório correto. Caso contrário, você pode especificar o caminho completo para o arquivo Dockerfile usando a opção -f.

Por exemplo, se o arquivo Dockerfile estiver localizado em /caminho/do/arquivo/Dockerfile, você pode executar o comando da seguinte maneira:

docker build -t teste/app-node:1.0 -f /caminho/do/arquivo/Dockerfile .

Espero que isso ajude a resolver o problema. Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer.

Espero ter ajudado e bons estudos!