1
resposta

Fade e crossfade na prática - Editando e alongando trilhas

Eu busquei aplicar os conceitos do segundo capítulo do curso de Edição de Podcasts editando uma trilha do incompetech. Atualmente estou utilizando o Reaper para realizar edições bem amadoras, e uma grande dificuldade que tenho é incluir trilhas sonoras sem depender tanto do Spotify Podcasts (que permite a inclusão de trilhas livres de Royalty em sua plataforma). Vejo que consigo aplicar bem aquilo que aprendi, só gostaria de saber como utilizar trilhas sonoras e efeitos sonoros de jogos, filmes e séries em meu podcast de cultura geek/gamer sem tomar strike. Isso é permitido? Existe alguma forma de eu me atualizar sobre essas regras para uso desse tipo de conteúdo?

Obrigado.

1 resposta

Olá, Vinícius! Tudo bem contigo?

Entendo que você está buscando maneiras de incluir trilhas sonoras e efeitos sonoros de jogos, filmes e séries em seu podcast de cultura geek/gamer. Essa é uma questão delicada, pois envolve direitos autorais.

Em geral, o uso de trilhas sonoras e efeitos sonoros de jogos, filmes e séries pode ser considerado uma violação dos direitos autorais, a menos que você obtenha permissão do detentor dos direitos. Infelizmente, isso pode resultar em um "strike" ou até mesmo em ações legais contra você.

No entanto, existem algumas exceções a essa regra, como a doutrina do "fair use" (uso justo). O "fair use" permite o uso limitado de material protegido por direitos autorais sem a necessidade de permissão do detentor dos direitos, desde que o uso seja para fins como crítica, comentário, reportagem de notícias, ensino, bolsa de estudos ou pesquisa. No entanto, a aplicação do "fair use" pode ser complexa e variar de caso para caso, e é sempre aconselhável obter aconselhamento jurídico antes de se basear nisso.

Para se atualizar sobre essas regras, você pode pesquisar sobre direitos autorais e "fair use" na internet. Existem muitos recursos disponíveis que podem ajudá-lo a entender melhor esses conceitos.

Lembre-se, é sempre melhor prevenir do que remediar. Portanto, sempre tente obter permissão antes de usar qualquer material protegido por direitos autorais, ou considere usar trilhas sonoras e efeitos sonoros que são livres de royalties ou licenciados para uso em podcasts, certo?

Espero ter ajudado e quaisquer dúvidas estou aqui!

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software