Eu criei uma factory com os if para cada nota, sabendo que nao pode crescer mais, tem problema ? ou seria melhor usar outro design pra resolver o problema ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu criei uma factory com os if para cada nota, sabendo que nao pode crescer mais, tem problema ? ou seria melhor usar outro design pra resolver o problema ?
Uma boa sugestão Lucas, seria usar o Strategy para diminuir os ifs e aumentar a coesão.
Veja: https://refactoring.guru/pt-br/design-patterns/strategy
foi o que pensei usar o strategy dentro da factory nao sei se tem algum problema ? e outra duvida eh se tem problema implementar mais de uma interface ?
Acredito que não teria problema. Não sei se seria a melhor abordagem, mas vários caminhos podem nos levar ao mesmo ponto.
Sim, um classe pode implementar várias interfaces.
public class A implements C, D, E {...}
A minha duvida e que o problema do exercício seria instanciar só quando necessário, e eu não achei fuga para o problemas com o if. Em algum lugar eu terei que fazer essas verificações