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Faça um teste com o seu público alvo

Entendi que o grande objetivo da visualização de dados é tornar a informação compreensível para todos, sendo necessário entender quem será o seu publico alvo e adaptar essa apresentação de acordo com a necessidade e perfil. Acredito que uma forma mais assertiva de garantir que os seus dados estão claros, é testar essa visualização com um pequeno grupo de pessoas alvo. Ouvir o feedback delas pode ajudar a corrigir a rota e ajustar os detalhes para que a apresentação fique cada vez mais completa e de fácil entendimento.

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Oi, Sabrina, tudo bem?

Seu pensamento está correto. O feedback é uma ferramenta extremamente valiosa para aprimorar qualquer tipo de apresentação, incluindo a visualização de dados. Testar sua visualização com um pequeno grupo pode fornecer insights valiosos que não são aparentes a princípio.

Por exemplo, no contexto do exercício que você está fazendo, imagine que você criou uma visualização para mostrar o crescimento da empresa AluraMarket no último ano. Você pode ter escolhido um gráfico de linhas para mostrar o crescimento mês a mês. No entanto, ao testar essa visualização com um pequeno grupo de pessoas que representam seu público-alvo, você pode descobrir que um gráfico de barras seria mais intuitivo para eles.

Portanto, testar suas visualizações e ouvir o feedback pode ajudar a garantir que sua apresentação seja compreendida por todos. Contudo, é importante lembrar que embora o feedback seja valioso, nem sempre será possível agradar a todos. Portanto, é importante equilibrar o feedback recebido com sua própria compreensão e intuição sobre a melhor maneira de apresentar seus dados.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum!

Abraços!

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