3
respostas

Faça como eu fiz: transmissão de uma mensagem

Boa noite, professor!

Sobre esse módulo com um todo, eu acho que apesar de subjetivo, essa psicologia das cores quase sempre tem exemplos no comportamento subconsciente das pessoas.

Por exemplo o starbucks, que ficou muito conhecido por ser um ambiente muito confortável para ser utilizado como cowork, será que não tem relação com essa ideia de paz, tranquilidade que o ambiente predominantemente verde trás?

Da mesma forma que o mc donalds gera ansiedade e fome nas pessoas.

Eu sei que esses significados podem ser quebrados e subvertidos, mas no subconsciente talvez essas cores podem ter um poder de influência que pode ser usado ao nosso favor.

Não sei se viajei demais, mas foi uma coisa que eu refleti ao longo da sua explicação nessa aula.

3 respostas

Oi, Weslley

Concordo com você: as cores nos provocam sensações, por mais que não sejam necessariamente as mesmas em todos nós. Aspectos culturais podem influenciar a maneira como interpretamos as cores puras - como as assosiações de vermelho com paixão e verde com esperança - que provavelmente não são universais. Isto é, em sociedades Orientais possivelmente serão outras associações. Contudo, o "clima" de uma imagem é fortemente influenciado pela coloração. As noções de "quentes" e "frios", por exemplo, sem dúvida tendem a gerar reações mais ou menos comuns em todas as pessoas e devem ser manipuladas de acordo.

Abraços

Boa noite, Felipe.

Acredito que ao acrescentar cores - principalmente o vermelho e o amarelo, o que os designers querem é realmente chamar a atenção para uma determinada situação.

No caso da moça gritando, na imagem original, pode-se levar o observador a pensar que ela possa estar, cantando, com uma certa ferocidade.

A partir do momento em que é acrescentado o vermelho, essa imagem passa a ser, talvez, de um grito de dor, mas com a mesma ferocidade.

Na imagem da praia; a adição do azul e do verde, basicamente parecem mudar as estações do ano.

Vlw...abc

Oi, Hélder!

Interessante a sua interpretação de cores e sim, é verdade: vermelho e amarelo tendem a chamar atenção, embora dependa do contexto.

Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software