1
resposta

Faça como eu fiz: série

1. Status quo: Um caçador de recompensas, o Mandaloriano, é contratado para resgatar uma criatura de cerca de 50 anos.

2. Incidente inicial: Ele descobre onde a criatura está (num planeta, presa por outros bandidos num determinado local). Ele entra no local, consegue neutralizar os outros bandidos. Quando encontra a criatura, se assusta: o ser tem 50 anos, mas é um bebê. Ele o leva consigo.

3. Resposta emocional do protagonista ao incidente: - No caminho de volta, para a entrega da encomenda, algumas coisas estranhhas acontecem e o Mandaloriano vê que a criatura (que parece frágil) tem algum poder especial que ele não entende. Finalmente chega no seu destino final e cumpre seu trabalho: entrega o ser ao seu contratante, recebe o pagamento e decide ir embora. Mas... alguma coisa o diz que deve ficar (e, de maneira escondida, ele descobre que vão usar o ser numa experiência para tomar seu poder). Descobre que o ser é da linhagem Jedi - e que, em tese, teriam outros como ele ainda no universo.

4. Ação - O Mandaloriano resgata o ser e começa uma saga à procura de devolver o pequeno para outros iguais a ele - os Jedi. Com outros contatos e antigos aliados, descobre finalmente uma Jedi, que consegue falar com o ser e descobre que seu nome é Grogu. A Jedi indica que Grogu precisa ser treinado por um Jedi mais experiente e indica como fazer isso.

5. Resultado: Grogu continua sendo procurado pelo antigo contratante (um Jedi que se debandou para o lado negro da Força), que quer o bebê acima de qualquer custo. Mas o Mandaloriano consegue protegê-lo, até o encontro com Luke Skywalker, o Jedi indicado para ser o mestre de Grogu. Finalmente o entrega para o novo mestre.

6. Resultado emocional do protagonista ao resultado: A despedida é dura:- Grogu se afeiçoou ao amigo como um pai - e o próprio Mandaloriano viu que sua relação com ele se tornara muito intensa. Mas entendia que o pequeno precisava seguir e aprender mais a controlar sua própria Força. Orienta que Grogu acompanhe Luke Skywalker e promete que, um dia, se encontrariam novamente (o que realmente acontece na 2a temporada da série :-)

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Ana. Tudo bem com você?

Sua análise sobre a jornada do Mandaloriano mostra clareza na forma como conectou as etapas do storytelling com a narrativa da série. O jeito que você destacou os pontos de virada ajuda a enxergar como a história se constrói a partir das emoções e escolhas do protagonista.

Continue explorando esse olhar, ele vai fortalecer ainda mais sua compreensão sobre como histórias são estruturadas.

Uma boa prática é comparar diferentes obras, observando como cada uma trabalha o incidente inicial e a resposta do protagonista. Isso ajuda a perceber variações de ritmo e intensidade e mostra como cada narrativa busca engajar o público de uma forma própria.

Obrigado por compartilhar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!