A voz que descobri em mim
Me chamo Nathalia e, olhando para mim hoje, muitas pessoas me conhecem como treinador de oratória e comunicação. Mas nem sempre foi assim.
Durante boa parte da minha vida fui uma pessoa extremamente tímida. Tinha dificuldade para me expressar, minha dicção não era clara e falar em público era algo que me deixava desconfortável. Eu tinha ideias, conhecimento e vontade de contribuir, mas muitas vezes não conseguia transmitir minhas mensagens da forma que gostaria. Foi justamente essa dificuldade que despertou em mim uma inquietação: como alguém pode crescer profissionalmente e influenciar pessoas se não consegue se comunicar com clareza?
Mesmo sem formação específica na área, comecei a dar treinamentos. Na época, eu contava apenas com minha experiência prática e minha vontade de ajudar as pessoas. Os resultados até apareciam, mas eu percebia que faltava algo.
A prática me ensinava muito, mas existiam situações em que eu não sabia explicar exatamente por que determinada técnica funcionava. Eu tinha experiência, mas faltava embasamento teórico. Foi quando entendi que a comunicação não é apenas um talento, ela pode ser estudada, desenvolvida e aperfeiçoada. Decidi (na verdade, a necessidade de crescer e evoluir me fez decicir né). Passei a estudar oratória, comunicação verbal, comunicação não verbal, técnicas de apresentação, persuasão e desenvolvimento humano.
Quanto mais eu estudava, mais percebia que a comunicação eficaz é uma combinação entre teoria e prática. A teoria me dava direção. A prática me dava experiência.
Com o tempo, minha dicção melhorou, minha confiança aumentou e falar em público deixou de ser um desafio para se tornar uma ferramenta de transformação.
Cada treinamento ministrado se tornou um laboratório de aprendizado. Cada apresentação era uma oportunidade para aplicar o que eu estudava e refinar minhas habilidades.
Hoje, meu propósito é ajudar outras pessoas a encurtarem esse caminho.
Se eu consegui superar a timidez, desenvolver minha comunicação e transformar uma dificuldade em profissão, acredito que qualquer pessoa também pode evoluir quando encontra o método adequado e se compromete com a prática.
Atualmente aplico treinamentos como capacitação inicial na empresa, reciclagens e etc, unindo aquilo que aprendi na experiência com o conhecimento construído nos estudos. Meu objetivo é capacitar pessoas para que comuniquem suas ideias com clareza, confiança e impacto.
E para onde eu vou? Vou continuar aprendendo, ensinando e ajudando pessoas a descobrirem que uma comunicação melhor pode abrir portas, criar oportunidades e transformar vidas.