1
resposta

Faça como eu fiz: roteiro para uma palestra

A voz que descobri em mim

Me chamo Nathalia e, olhando para mim hoje, muitas pessoas me conhecem como treinador de oratória e comunicação. Mas nem sempre foi assim.

Durante boa parte da minha vida fui uma pessoa extremamente tímida. Tinha dificuldade para me expressar, minha dicção não era clara e falar em público era algo que me deixava desconfortável. Eu tinha ideias, conhecimento e vontade de contribuir, mas muitas vezes não conseguia transmitir minhas mensagens da forma que gostaria. Foi justamente essa dificuldade que despertou em mim uma inquietação: como alguém pode crescer profissionalmente e influenciar pessoas se não consegue se comunicar com clareza?

Mesmo sem formação específica na área, comecei a dar treinamentos. Na época, eu contava apenas com minha experiência prática e minha vontade de ajudar as pessoas. Os resultados até apareciam, mas eu percebia que faltava algo.

A prática me ensinava muito, mas existiam situações em que eu não sabia explicar exatamente por que determinada técnica funcionava. Eu tinha experiência, mas faltava embasamento teórico. Foi quando entendi que a comunicação não é apenas um talento, ela pode ser estudada, desenvolvida e aperfeiçoada. Decidi (na verdade, a necessidade de crescer e evoluir me fez decicir né). Passei a estudar oratória, comunicação verbal, comunicação não verbal, técnicas de apresentação, persuasão e desenvolvimento humano.

Quanto mais eu estudava, mais percebia que a comunicação eficaz é uma combinação entre teoria e prática. A teoria me dava direção. A prática me dava experiência.
Com o tempo, minha dicção melhorou, minha confiança aumentou e falar em público deixou de ser um desafio para se tornar uma ferramenta de transformação.
Cada treinamento ministrado se tornou um laboratório de aprendizado. Cada apresentação era uma oportunidade para aplicar o que eu estudava e refinar minhas habilidades.
Hoje, meu propósito é ajudar outras pessoas a encurtarem esse caminho.

Se eu consegui superar a timidez, desenvolver minha comunicação e transformar uma dificuldade em profissão, acredito que qualquer pessoa também pode evoluir quando encontra o método adequado e se compromete com a prática.

Atualmente aplico treinamentos como capacitação inicial na empresa, reciclagens e etc, unindo aquilo que aprendi na experiência com o conhecimento construído nos estudos. Meu objetivo é capacitar pessoas para que comuniquem suas ideias com clareza, confiança e impacto.

E para onde eu vou? Vou continuar aprendendo, ensinando e ajudando pessoas a descobrirem que uma comunicação melhor pode abrir portas, criar oportunidades e transformar vidas.

1 resposta

Oi, Nathalia! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura. Relatos como o seu são muito valiosos, pois mostram que a comunicação e a oratória são habilidades que qualquer pessoa pode desenvolver com dedicação, prática e o método certo.

Gostei muito da forma como você construiu sua narrativa, mostrando sua evolução desde a timidez até se tornar treinadora de oratória e comunicação. Sua história transmite autenticidade e deixa claro como a combinação entre estudo e prática contribuiu para o seu crescimento profissional. A dicção que melhorou com o tempo, a confiança que foi construída aos poucos e a clareza que você conquistou para transmitir ideias ao público são exemplos concretos de que a dificuldade pode ser o ponto de partida para uma grande transformação.

A parte em que você comenta que a teoria dava direção e a prática dava experiência trouxe uma reflexão muito importante sobre o desenvolvimento contínuo. Essas duas dimensões se complementam, e muitas pessoas subestimam o quanto o conhecimento teórico pode potencializar os resultados na prática.

Você construiu um roteiro muito coerente e inspirador, conectando desafios, aprendizado e propósito de forma natural. Para fortalecer ainda mais sua palestra, vale incluir um exemplo específico de uma situação marcante em que sua comunicação transformou o resultado de um treinamento ou ajudou alguém diretamente. Detalhes reais aproximam o público da sua história e aumentam o impacto da apresentação.

Conta com o apoio do Fórum na sua jornada. Bons estudos e muito sucesso nos seus treinamentos!

Qual foi o momento em que você percebeu, de forma mais clara, que sua comunicação tinha realmente evoluído a ponto de impactar a vida de outra pessoa?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!