1
resposta

Faça como eu fiz: Retrospectivas

Se eu estivesse no lugar de Ana e quisesse envolver o time de forma proativa e colaborativa em uma reunião de demonstração de resultados e melhoria contínua, eu seguiria algumas abordagens para garantir uma boa participação:

Preparação prévia: Enviaria uma agenda clara e objetiva da reunião com antecedência, incluindo os tópicos a serem discutidos e pedindo que cada membro do time prepare uma contribuição, como resultados de seu setor ou ideias de melhoria.

Dinâmica colaborativa: Ao invés de uma apresentação monótona, transformaria a reunião em um espaço de diálogo, incentivando a participação ativa. Por exemplo, incluiria sessões de brainstorming ou dividiria o grupo em pequenos times para discutir ideias de melhoria e compartilhar conclusões com o grupo maior.

Feedback e reconhecimento: Destacaria as contribuições anteriores dos membros da equipe, dando reconhecimento aos que trouxeram ideias que impactaram positivamente o projeto. Isso cria um ambiente de valorização e incentivo para que outros também se sintam motivados a contribuir.

Abertura para sugestões: Durante a reunião, abriria espaço para que os membros do time pudessem sugerir novas estratégias ou melhorias, tornando o momento mais participativo e menos hierárquico.

Objetivos e próximos passos claros: Finalizaria a reunião com um plano de ação concreto e atribuições claras para que todos soubessem suas responsabilidades e como as ideias discutidas serão implementadas.

1 resposta

Oi Maria! Como vai?

Obrigado por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura. Gostei da sua análise, principalmente quando você falou sobre a preparação prévia e a importância de ter uma agenda clara. Essas abordagens fazem realmente a diferença em reuniões, ao promoverem um ambiente colaborativo e produtivo.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!