Uma situação que me levou a refletir profundamente no ambiente de trabalho foi quando participei de um projeto em equipe que enfrentou várias dificuldades. No início, o projeto parecia promissor, mas logo percebemos que a comunicação entre os membros da equipe não estava fluindo como deveria. As divergências de opinião e a falta de clareza nas responsabilidades causaram atrasos e frustrações.
O que mais me chamou atenção nessa experiência foi a importância da comunicação eficaz e da escuta ativa. Cada membro da equipe tinha uma perspectiva valiosa, mas estávamos tão focados em nossas próprias opiniões que não estávamos realmente ouvindo uns aos outros. Após algumas reuniões tensas, decidimos fazer uma pausa para refletir sobre o processo. Isso envolveu discutir abertamente as nossas preocupações e identificar as barreiras que estavam impedindo a colaboração.
Durante esse tempo de reflexão, percebi que não apenas precisava melhorar minha capacidade de ouvir, mas também a de questionar e esclarecer. Comecei a adotar uma abordagem mais colaborativa, incentivando os colegas a expressarem suas ideias e a compartilharem suas experiências. Essa mudança não só melhorou a dinâmica da equipe, mas também resultou em soluções mais criativas e eficientes.
Essa experiência me ensinou que a reflexão não é apenas um ato de pensar novamente, mas também uma oportunidade para ajustar comportamentos e aprimorar a colaboração. O conceito de “dobrar” os pensamentos nos ajuda a entender que, ao olharmos para uma situação sob diferentes ângulos, conseguimos encontrar soluções que podem ter passado despercebidas anteriormente.
Esse processo de reflexão se alinha com a ideia de que a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal são contínuos, e que cada desafio oferece uma oportunidade de crescimento. A partir dessa experiência, desenvolvi um compromisso de sempre buscar momentos de reflexão em situações de trabalho, para não apenas entender melhor as dinâmicas de equipe, mas também para evoluir como profissional.