Sinceramente, minha qualidade de escuta ainda não está no nível que eu gostaria.
Tenho percebido que, em algumas situações, escuto já preparando uma resposta, uma defesa ou uma solução. Isso faz com que eu perca parte do que a outra pessoa realmente está tentando dizer.
As aulas de comunicação, escuta ativa e CNV têm me ajudado bastante nesse ponto. Tenho me observado mais e, em alguns momentos, preciso quase respirar internamente antes de responder. É como se eu precisasse me lembrar de pausar, escutar melhor e separar o que foi dito da interpretação que eu faço.
A Teoria U também trouxe uma reflexão importante, porque mostra que existem níveis diferentes de escuta. Muitas vezes ficamos no nível de confirmar aquilo que já pensamos. O desafio é evoluir para uma escuta mais factual, empática e, quando possível, generativa.
Para mim, melhorar a escuta é um exercício de maturidade. Não significa concordar com tudo, mas estar realmente presente antes de julgar, responder ou propor uma solução.
Meu compromisso é praticar mais essa pausa consciente, fazer perguntas melhores e ouvir com mais intenção, principalmente em conversas difíceis ou em ambientes de pressão.