Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Faça como eu fiz: qualidade de escuta

Considero que minha qualidade de escuta é boa, mas ainda tenho oportunidades de melhoria. Em algumas situações consigo praticar a escuta empática, buscando compreender o ponto de vista da outra pessoa antes de formular uma resposta. No entanto, percebo que, às vezes, posso me distrair ou criar julgamentos antecipados. Por isso, pretendo desenvolver uma escuta mais atenta e aberta, valorizando diferentes perspectivas e fortalecendo minha comunicação e colaboração com os outros.

1 resposta

Olá Beatriz, tudo bem?

Obrigada por compartilhar essa reflexão tão honesta sobre seu processo de escuta. É algo que exige autoconhecimento real reconhecer tanto os pontos fortes quanto as oportunidades de melhoria.

Perceber que a distração e os julgamentos antecipados ainda aparecem é, na verdade, o primeiro passo para trabalhar com eles. Escuta empática de verdade é uma prática contínua, não um estado que se atinge de vez. O fato de você já conseguir se observar nessas situações mostra que está no caminho certo.

Uma dica concreta: quando perceber que começou a formular uma resposta antes da outra pessoa terminar, use esse momento como sinal para respirar e refocar. Sem se cobrar demais por isso, só redirecionando a atenção.

Conte com a Alura para evoluir seus estudos. Em caso de dúvidas, fico à disposição.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade