1
resposta

Faça como eu fiz: qualidade de escuta

Acredito que minha qualidade de escuta ainda pode melhorar. Percebo que, muitas vezes, preciso me segurar para não interromper as pessoas, seja por ansiedade em contribuir ou por já estar formulando uma resposta antes mesmo delas concluírem o raciocínio.

Para desenvolver uma escuta mais atenta e profunda, estou me desafiando a praticar a paciência, focando completamente no que está sendo dito antes de pensar em responder. Também quero exercitar a escuta ativa, validando o que a outra pessoa disse antes de trazer minha visão.

Sei que a escuta é fundamental para liderar e impulsionar mudanças, então esse é um ponto de evolução que quero fortalecer!

1 resposta

Opa, Karoline!

Que ótimo que você está se dedicando a melhorar sua qualidade de escuta, isso realmente faz uma diferença enorme na liderança e na facilitação de mudanças. A escuta ativa é uma habilidade poderosa e, como você mencionou, envolve paciência e foco total na outra pessoa.

Aqui estão algumas dicas práticas que podem ajudar:

1. Pratique a Pausa: Antes de responder, faça uma pausa consciente. Isso não só te dá tempo para refletir sobre o que foi dito, mas também mostra à outra pessoa que você está realmente considerando suas palavras.

2. Faça Perguntas Clarificadoras: Em vez de formular uma resposta imediatamente, faça perguntas que ajudem a esclarecer ou expandir o que a outra pessoa está dizendo. Isso demonstra interesse genuíno e pode aprofundar a conversa.

3. Use a Linguagem Corporal: Demonstre que você está ouvindo com sinais não-verbais, como acenos de cabeça, contato visual e uma postura aberta.

4. Resuma e Reflita: Antes de dar sua opinião, tente resumir o que a outra pessoa disse para garantir que você entendeu corretamente. Isso pode ser feito com frases como "Se eu entendi bem, você está dizendo que...".

5. Pratique a Empatia: Tente se colocar no lugar da outra pessoa e entender suas emoções e perspectivas. Isso pode ajudar a criar uma conexão mais profunda e uma comunicação mais eficaz.

Lembre-se de que a escuta é uma habilidade que se desenvolve com o tempo e a prática. Cada conversa é uma oportunidade de aprimorar essa habilidade.

Bons estudos!