Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Faça como eu fiz, Protótipos

A respeito da etapa de prototipagem e implementação da solução, a ação realizada na situação da loja da Gatito foi, em minha opinião, a melhor alternativa. O primeiro ponto é a opção por questionar o consumidor/usuário, que é quem será impactado pelas mudanças. Além disso, uma ideia interessante seria também questionar aos funcionários, já que também estão no dia a dia da loja e são impactados pela mudança (claro que isso pode variar com as situações e dependendo da equipe também podem haver vieses). O segundo ponto é: foi utilizada uma pesquisa quantitativa. Nesse caso em específico, a pesquisa quantitativa é a melhor a ser utilizada, pois são algumas opções fixas, decididas com base nas necessidades, no budget e no escopo do projeto. O terceiro ponto é o incentivo dado aos que responderam a pesquisa. Isso é muito importante para garantir (ou tentar) que o usuário responda com mais calma, diminuindo os vieses durante a resposta.

Esta foi minha percepção. Antes de assistir essas aulas, não sei se aplicaria essa abordagem. Porém agora, tudo ficou um pouco mais claro pra mim e vejo que dentro dessa situação, pode ter sido uma decisão muito boa.

1 resposta
solução!

Olá, Cayo!! Tudo bom contigo?

Você realmente compreendeu bem a importância da etapa de prototipagem e implementação da solução, bem como a necessidade de envolver tanto pessoas usuárias quanto funcionárias no processo. Isso é realmente crucial para garantir que a solução proposta atenda às necessidades e expectativas de todas as pessoas envolvidas.

Sobre a sua percepção, você está correto. Questionar consumidores/pessoas usuárias é essencial, pois são as principais pessoas impactadas pelas mudanças. Além disso, incluir funcionários no processo de feedback também é uma ótima ideia, pois eles e elas têm uma visão interna do funcionamento da loja e podem oferecer insights valiosos.

E a pesquisa quantitativa, como você mencionou, é uma excelente ferramenta para situações em que as opções são fixas e baseadas em necessidades, budget e escopo do projeto. Ela fornece dados concretos que podem ajudar a tomar decisões mais informadas.

Finalmente, incentivar respondentes é uma estratégia eficaz para garantir respostas mais cuidadosas e reduzir vieses. Isso pode ser feito de várias maneiras, como oferecer descontos, brindes ou até mesmo reconhecimento.

Portanto, a abordagem adotada na situação se mostra bastante eficaz e bem pensada. Parabéns!!!

Espero ter ajudado e se tiver qualquer dúvida me fale!

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!