Problema: Fluxo de troca de dados do usuário que estava sendo explorado por fraudadores.
Solução: Para chegar numa solução que fosse viável do ponto de vista de engenharia, e de esforço do time, num tempo razoavelmente curto - visto que a perda de dinheiro estava ocorrendo - fizemos uma reunião com o time envolvido, com designers, engenheiros, BAs e PM, para desenvolver uma solução para o problema. Nessa reunião encontramos quatro possíveis soluções e as ilustramos como framework simples, nessa primeira etapa. Com a visualização num framework, que pode ser considerado um protótipo de baixa fidelidade, já eliminamos uma das soluções, que envolveria um alto esforço e consequentemente um tempo maior de implementação, o que não teríamos no momento. Das três soluções que sobraram, fizemos protótipos de média fidelidade, já usando compnentes do Design System e levamos para uma reunião apenas com Designers da Unidade de Negócio. Considerando pontos de usabilidade e das Heurísticas de Nielsen, como a prevenção de erros, mais uma solução foi descartada nesse ponto. Aplicamos um teste de usabilidade com alguns clientes para entender qual funcionaria melhor. Esse teste se deu de forma online, onde o usuário teria que concluir a tarefa solicitada das duas formas diferentes e responder algumas perguntas sobre o uso de cada uma após o teste. Após análise dos resultados do teste de usabilidade, decidimos pela solução que:
- Resolvia o problema encontrado
- Entregava uma boa usabilidade e experiência para o usuário
- Era viável do ponto de vista da engenharia
- Cabia dentro do tempo de entrega desejado