1
resposta

Faça como eu fiz: Protótipo e validação de ideias

Validar uma solução antes de entregá-la é uma etapa crucial no desenvolvimento de projetos, garantindo que as expectativas sejam atendidas e minimizando possíveis retrabalhos. Aqui está um exemplo de um processo de validação utilizando pesquisa e prototipação que eu seguiria:

1- Definição do Problema e Solução Proposta: -Compreensão clara do problema a ser resolvido. -Proposição da solução escolhida pela equipe. -Criação de Protótipos Iniciais:

2- Desenvolvimento de protótipos que representem diferentes abordagens da solução: -Exploração de configurações e possíveis variações.

3- Revisão Interna: -Apresentação dos protótipos para a equipe. -Discussão e coleta de feedback interno. -Ajustes nos protótipos com base nas sugestões da equipe. -Validação Externa com Profissional da area:

4-Envio dos protótipos revisados para avaliação de um profissional na área relacionada. -Discussão de viabilidade técnica e financeira -Estudo de sugestões do profissional -Desenvolvimento de Protótipo Final

5- Testes com Usuários: -Pesquisa com público-alvo. -Apresentação do protótipo final para os usuários.

6- Iterações e Ajustes: -Análise dos resultados dos testes com usuários. -Identificação de pontos de melhoria e ajustes no protótipo. -Ciclo de iterações até que a solução atenda às expectativas dos usuários e da equipe.

Com a solução validada, iniciaria a implementação. Assim, Utilizaria os aprendizados dos testes e validações para guiar o desenvolvimento. Esse processo de validação utilizando prototipação proporciona uma abordagem iterativa e colaborativa, permitindo ajustes contínuos antes da implementação final, resultando em um produto mais alinhado às necessidades e expectativas dos envolvidos.

1 resposta

Olá, Joyce! Tudo bom?

É isso aí!! Você descreveu um processo de validação de ideias muito completo e bem estruturado, o qual se alinha bem com o exemplo apresentado na aula. Parabéns!!

Você demonstra que compreende bem o processo e consegue aplicá-lo de maneira eficaz ao seu próprio contexto. Muito bem!!!

Se tiver qualquer dúvida me fale, ok?

Até mais!