Acho que o o funil de inovação com fames de refinamento e avaliações pode ajudar e talvez seja o mais indicado. É possível também o uso adaptado de algum modelo do tipo RICE ou matriz EsforçoxImpacto.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Acho que o o funil de inovação com fames de refinamento e avaliações pode ajudar e talvez seja o mais indicado. É possível também o uso adaptado de algum modelo do tipo RICE ou matriz EsforçoxImpacto.
Olá, Bruno! Tudo bem?
Que ótimo que você está explorando formas de priorização para o desafio da ByteNet! Acho que você chegou a uma conclusão bastante acertada. O funil de inovação com fases de refinamento e avaliações pode ser, sim, o caminho mais indicado nesse contexto, pois permite filtrar e aprimorar as ideias de forma gradual e estruturada. Isso garante que apenas as sugestões mais viáveis e impactantes avancem para as próximas etapas do processo.
Quanto ao uso adaptado de algum modelo como o RICE (Reach, Impact, Confidence, Effort) ou a matriz Esforço x Impacto, ambos podem contribuir muito. O RICE é interessante porque vai além do impacto e do esforço, considerando também o alcance da solução e o nível de confiança nas estimativas. Esses fatores fazem toda a diferença quando o problema envolve uma questão social complexa, como a democratização do acesso à internet.
Já a matriz Esforço x Impacto é mais simples e ágil, o que pode ser uma vantagem real diante de um grande volume de ideias. Ela ajuda a identificar rapidamente quais iniciativas entregam mais resultado com menos custo de implementação.
Uma abordagem combinada pode ser bastante eficiente: começar pela matriz Esforço x Impacto para uma triagem inicial e, em seguida, aplicar o RICE nas ideias mais promissoras para uma análise mais aprofundada. O funil de inovação funciona muito bem como estrutura que organiza todo esse processo.
Qual desses modelos você sente mais confiança em aplicar primeiro no seu contexto?