Olá, Karine! Como vai?
Agradeço por compartilhar seus aprendizados com a comunidade Alura.
Na atividade “Faça como eu fiz: princípios fundamentais”, gostei dos seus prints mostrando como aplicou os conceitos de engenharia de prompt na prática. Interessante sua abordagem, pois ela evidencia o processo de construção do prompt e não apenas o resultado final. Isso é importante, já que a qualidade da resposta da IA depende diretamente da clareza das instruções, do contexto fornecido e do formato esperado. Seus registros mostram um cuidado em estruturar o raciocínio, o que ajuda muito na evolução do aprendizado e na replicação desse processo em outros cenários.
Continue explorando essas variações, pois é assim que você ganha domínio sobre a ferramenta. ✨
Dica: ao montar seus prompts, organize em três partes: contexto, instrução clara e formato da resposta. Depois, teste pequenas mudanças em cada parte separadamente para entender o impacto. Isso torna seu aprendizado mais consciente e estratégico.
Como você acha que poderia adaptar esse mesmo processo para resolver um problema real do seu dia a dia?
Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!
Olá, Monalisa! Tudo bem?
Muito obrigada pelo seu feedback tão detalhado e cuidadoso. Fico feliz em saber que os prints e a forma como organizei o processo de construção do prompt contribuíram para demonstrar o raciocínio por trás das respostas.
Sua dica sobre estruturar os prompts em contexto, instrução clara e formato da resposta foi extremamente valiosa — já comecei a refletir em como aplicar isso de forma mais intencional nos próximos exercícios.
Sobre sua pergunta, acredito que posso adaptar esse processo para situações do meu dia a dia, como na organização dos estudos e até na análise de informações, criando prompts mais estruturados para obter respostas mais direcionadas e úteis.
Agradeço novamente pelas orientações e pelo incentivo. Com certeza vou continuar explorando essas variações para evoluir cada vez mais.
Abraços!