Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, Karine! Como vai?
Agradeço por compartilhar seus aprendizados com a comunidade Alura.
Na atividade “Faça como eu fiz: princípios fundamentais”, gostei dos seus prints mostrando como aplicou os conceitos de engenharia de prompt na prática. Interessante sua abordagem, pois ela evidencia o processo de construção do prompt e não apenas o resultado final. Isso é importante, já que a qualidade da resposta da IA depende diretamente da clareza das instruções, do contexto fornecido e do formato esperado. Seus registros mostram um cuidado em estruturar o raciocínio, o que ajuda muito na evolução do aprendizado e na replicação desse processo em outros cenários.
Continue explorando essas variações, pois é assim que você ganha domínio sobre a ferramenta. ✨
Dica: ao montar seus prompts, organize em três partes: contexto, instrução clara e formato da resposta. Depois, teste pequenas mudanças em cada parte separadamente para entender o impacto. Isso torna seu aprendizado mais consciente e estratégico.
Como você acha que poderia adaptar esse mesmo processo para resolver um problema real do seu dia a dia?
Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!
Olá, Monalisa! Tudo bem?
Muito obrigada pelo seu feedback tão detalhado e cuidadoso. Fico feliz em saber que os prints e a forma como organizei o processo de construção do prompt contribuíram para demonstrar o raciocínio por trás das respostas.
Sua dica sobre estruturar os prompts em contexto, instrução clara e formato da resposta foi extremamente valiosa — já comecei a refletir em como aplicar isso de forma mais intencional nos próximos exercícios.
Sobre sua pergunta, acredito que posso adaptar esse processo para situações do meu dia a dia, como na organização dos estudos e até na análise de informações, criando prompts mais estruturados para obter respostas mais direcionadas e úteis.
Agradeço novamente pelas orientações e pelo incentivo. Com certeza vou continuar explorando essas variações para evoluir cada vez mais.
Abraços!