Espero que ainda em tempo, pois tive que correr com algumas aulas e acabeioptando por deixar essas participações no fórum para o final, enfim, respondendo:
Sim, existem outras possibilidades de construção de um ecossistema de inovação além dos passos apresentados. Na minha visão, o mais importante é entender que não existe um modelo único que sirva para todas as empresas.
Os passos da Rocket Space ajudam bastante porque trazem uma lógica prática: entender necessidades, mapear parceiros, planejar recursos e construir relacionamentos. Porém, uma empresa também pode olhar para o ecossistema de inovação de forma mais sistêmica, considerando portfólio, programas de inovação e cultura de experimentação.
Nesse sentido, não basta apenas buscar parceiros externos. É preciso entender quais projetos de inovação existem, quais riscos e retornos eles trazem, como estão conectados à estratégia e se a empresa tem estrutura para testar, aprender e escalar boas ideias.
Também acho importante avaliar se a cultura da empresa permite inovação. Se a liderança não apoia, se o erro é punido de forma excessiva ou se as áreas trabalham isoladas, o ecossistema pode até existir no papel, mas terá dificuldade de gerar valor real.
Para mim, construir um ecossistema de inovação envolve combinar parceiros, governança, estratégia, experimentação e cultura. O processo pode começar com um método estruturado, mas precisa ser ajustado ao contexto, à maturidade e aos objetivos de cada organização.