Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Faça como eu fiz: pequenos começos

Acho que eu sempre fui muito nexialista. Preciso por vezes parar e priorizar alguns projetos para ganhar mais produtividade.

1 resposta

Olá, Bruno. Tudo certo?

Sua reflexão sobre a necessidade de priorizar projetos para aumentar a produtividade está diretamente alinhada com os princípios da Teoria U. O processo de observação ativa ajuda a identificar onde concentrar energia e quais iniciativas merecem mais atenção no momento. Quando você menciona sua tendência a ser nexialista, indica um perfil que conecta diferentes áreas e interesses, o que é valioso, mas pode gerar dispersão. Priorizar pequenos começos permite que você concentre esforços em ações concretas e mensuráveis, facilitando o aprendizado e a adaptação ao longo do caminho.

Na atividade, a ideia é exatamente essa: observar o sistema como um todo, identificar pontos de impacto e iniciar mudanças modestas que gerem resultados palpáveis. Por exemplo, em um projeto complexo, escolher iniciar pela identificação de um problema central antes de tentar soluções amplas pode aumentar a efetividade do processo. Assim, a priorização ajuda a evitar a sobrecarga cognitiva e melhora o foco para as próximas etapas da jornada de inovação.

De que forma você acha que o equilíbrio entre ser nexialista e priorizar pode influenciar seus resultados no desenvolvimento de soluções práticas?

Parabéns pelo comprometimento com o aprendizado. O fórum está à disposição para continuar a troca de ideias.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!