Acho que eu sempre fui muito nexialista. Preciso por vezes parar e priorizar alguns projetos para ganhar mais produtividade.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Acho que eu sempre fui muito nexialista. Preciso por vezes parar e priorizar alguns projetos para ganhar mais produtividade.
Olá, Bruno. Tudo certo?
Sua reflexão sobre a necessidade de priorizar projetos para aumentar a produtividade está diretamente alinhada com os princípios da Teoria U. O processo de observação ativa ajuda a identificar onde concentrar energia e quais iniciativas merecem mais atenção no momento. Quando você menciona sua tendência a ser nexialista, indica um perfil que conecta diferentes áreas e interesses, o que é valioso, mas pode gerar dispersão. Priorizar pequenos começos permite que você concentre esforços em ações concretas e mensuráveis, facilitando o aprendizado e a adaptação ao longo do caminho.
Na atividade, a ideia é exatamente essa: observar o sistema como um todo, identificar pontos de impacto e iniciar mudanças modestas que gerem resultados palpáveis. Por exemplo, em um projeto complexo, escolher iniciar pela identificação de um problema central antes de tentar soluções amplas pode aumentar a efetividade do processo. Assim, a priorização ajuda a evitar a sobrecarga cognitiva e melhora o foco para as próximas etapas da jornada de inovação.
De que forma você acha que o equilíbrio entre ser nexialista e priorizar pode influenciar seus resultados no desenvolvimento de soluções práticas?
Parabéns pelo comprometimento com o aprendizado. O fórum está à disposição para continuar a troca de ideias.