Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

0
respostas

Faça como eu fiz: padrões de interface

Identificação de UI Patterns na Alura:
Menu Lateral de Progresso (Accordion/Lista de Navegação):
A barra de navegação à esquerda, que organiza as aulas e os módulos do curso, utiliza um padrão clássico de lista vertical com marcadores de conclusão (os ícones de check verde).

Efeito Positivo (Consistência e Eficiência): Esse padrão cria um senso de direção imediato. Eu sei exatamente onde cliquei, o que já foi concluído e quanto falta para terminar o curso. Isso aumenta a eficiência, pois posso retomar os estudos de onde parei sem precisar reinvestigar a estrutura do curso.

Barra de Pesquisa no Topo (Search Bar Pattern):
O campo de busca posicionado de forma centralizada e em evidência no topo da plataforma é outro padrão de UI indispensável.

Efeito Positivo (Navegação Intuitiva): Em vez de me fazer navegar por dezenas de categorias e subcategorias de cursos, a barra de pesquisa resolve o meu problema em segundos. Ela se aproveita do conhecimento comum que temos de buscadores globais, tornando a experiência de encontrar novos conteúdos extremamente fluida e intuitiva.

Emblemas e Rótulos (Badges/Tags):
O uso de pequenos blocos de texto estilizados para categorizar os conteúdos (como os marcadores de tempo das aulas ou o percentual de conclusão do curso).

Efeito Positivo (Aumento do Engajamento): Esses elementos visuais organizam a informação de forma hierárquica. Ao bater o olho e ver o tempo de duração de um bloco (ex: '06 min'), sinto-me mais confortável para iniciar a tarefa, pois a interface me dá previsibilidade, o que estimula o engajamento contínuo.

Conclusão:
Analisar a Alura sob a ótica dos UI Patterns me provou que um bom design de interface não precisa reinventar a roda. Ao utilizar componentes familiares e consistentes, a plataforma consegue colocar o foco total do usuário no aprendizado do conteúdo, e não na tentativa de entender como o site funciona."