2
respostas

Faça como eu fiz: obtendo informações de hardware do sistema

Olá! Segue a minha resolução da atividade prática.

Execute o comando free em seu terminal, filtrando a linha sobre o uso de memória e formatando sua saída;

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Crie uma função em seu script de monitorar hardware e adicione a funcionalidade de monitorar o uso de memória RAM, salvando a informação em um arquivo de relatório;

Rode o comando top em seu terminal para obter os dados de CPU. Lembre-se de filtrar e formatar a saída para obter o valor de porcentagem de uso de CPU.

Incorpore o comando usado na função de monitorar hardware, salvando as informações no arquivo de relatório;

top -bn1 | grep "Cpu(s)" | sed "s/.*, *\([0-9.]*\)%* id.*/\1/" | awk '{print "Uso da CPU: " 100 - $1 "%"}' >> $LOG_DIR/monitoramento_hardware.txt

Rode o comando iostat em seu terminal para extrair dados de leitura e escrita nos dispositivos de armazenamento, formatando a saída do comando;

Adicione o comando usado na função de monitorar hardware e salve as informações no relatório.

iostat | grep -E "Device|^sda" | awk '{print $1, $2, $3, $4}' >> $LOG_DIR/monitoramento_hardware.txt

O script tá ficando muito poderoso! vlw!

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
2 respostas

Oi, Lucio! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

O seu script tá muito bem estruturado, e gostei de ver como você integrou os comandos free, top e iostat para registrar o uso de memória, CPU e armazenamento. Isso mostra domínio na criação de relatórios automatizados.

Continue aprimorando!

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

ainda estou acostumando com a parte da instrução para retornar os números da forma correta