Nesta aula, ficou muito claro como o UX Design funciona como uma ferramenta estratégica para os negócios, indo muito além da questão estética. Conseguir conectar a teoria da redução de fricção com os objetivos de mercado me fez olhar para os produtos digitais com muito mais atenção.
Para realizar o exercício de 'auto-shadowing', eu escolhi analisar o Instagram, que é um aplicativo que utilizo diariamente para estudos e projetos. Foquei em mapear uma tarefa bem específica: encontrar o relatório de métricas (insights) de um Reels publicado para analisar o engajamento.
Mapeamento do Passo a Passo:
Abertura do aplicativo: Entro no app e sou direcionada para o feed principal, onde os conteúdos visuais chamam a atenção de imediato.
Acesso ao perfil: Clico na foto de perfil (no canto inferior direito) para sair do feed e acessar a minha página.
Seleção do post: Vou até a aba de vídeos (Reels), localizo a publicação que preciso analisar e clico para abri-la.
Busca pelo botão de dados: Com o vídeo aberto, procuro o botão azul escrito 'Ver insights', que fica posicionado logo acima da área de interações e comentários.
Análise das métricas: O app abre uma tela sobreposta com os dados divididos em Alcance, Engajamento e Retenção do público.
Análise Crítica de Usabilidade:
Pontos Positivos: O fluxo principal é bem direto para quem já navega no aplicativo. O design dos gráficos facilita muito a leitura dos dados, utilizando ícones universais (como a bandeira para salvamentos e o avião para compartilhamentos). Isso reduz bastante a nossa carga cognitiva, permitindo interpretar o desempenho do post de forma rápida.
Pontos de Atrito (Fricção): Notei que, para visualizar o gráfico detalhado de retenção — que mostra o segundo exato em que o público perdeu o interesse e saiu do vídeo —, eu sou obrigada a dar um clique extra para expandir a tela. Para quem precisa analisar vários vídeos em sequência, esses cliques repetitivos geram uma fricção desnecessária na rotina. Além disso, dependendo do volume de comentários, o botão de insights fica muito próximo de outras funções, o que às vezes causa cliques errados.
Conclusão:
Esse exercício me ajudou a perceber que a usabilidade está nos microdetalhes de um fluxo. Entender onde o usuário encontra barreiras, mesmo que pequenas, é fundamental para alinhar o design com a estratégia de negócios e garantir que o produto digital realmente entregue valor.