Eu cheguei a fazer um curso de Design Thinking pela FPF Tech, no qual tivemos a oportunidade de aplicar o método. Vou tentar explicar de forma breve como utilizamos:
(1) Problema: A princípio escolhemos o "tema do problema" de forma geral, para aí sim escolhermos um problema dentro dela. Podia ser mobilidade urbana, saúde, empreendedorismo... Enfim, decidimos por "educação". Após uma boa discussão sobre tantos problemas que isso aborda, chegamos em: "Como levar a leitura para as crianças ribeirinhas?"
(2): Descoberta: Imergimos nesse problema a fim de entender melhor sobre ele, seja por meio de notícias, artigos, sites, etc. Entendemos quem são os principais envolvidos: Crianças, pais e responsáveis, professores e educadores. Criamos uma pesquisa qualitativa de observar e conversar com os envolvidos em momentos vagos, seja nos intervalos escolares ou férias, durante 1 mês, para entender como eles viam a leitura, se sabiam ler, com que frequência liam ou como isso era incentivado nas escolas. Durante esse processo utilizamos o método AEIOU, Matriz CSD e a troca de ideias com os outros grupos da turma.
(3) Definir: Após as informações coletadas, fomos entender que respostas teríamos como retorno. Também criamos duas personas e fizemos o mapa da empatia para verificar a situação que queríamos resolver.
(4) Definição: Com a persona de uma criança criada, chegamos no seguinte problema: "Como ajudar Pedrinho com a leitura, de modo que ele consiga ler revistinhas?"
(5) Desenvolver: Com o uso de brainstorm, elencamos algumas opções para solucionar isso. Nos apoiamos em algumas ONGs e Empresas que já fizeram ou faziam algum projeto com esse intuito de despertar a leitura nas crianças, em especial, da zona rural. Houve também a construção de protótipos de como aconteceria o processo desde a chegada dos livros na comunidade até o acompanhamento de leitura das crianças, por meio de desenhos e até proposta de um app.
(6) Entregar: Ao implementar o processo e a utilização do app, veríamos como os envolvidos se adaptariam a isso.
(7) Solução: Veríamos o que deu certo ou não, o que ficou confuso para os envolvidos e o que poderíamos melhorar, descartar ou substituir para atender melhor o problema.
Espero que não tenha ficado confuso ou que eu tenha transmitido a ideia certa de como aplicamos!