Eu participei do curso Design Thinking e teve uma abordagem muito legal que resolvi aplicar o mesmo conceito também nas minhas aula, pois sou professor de informática.
A atividade era bastante lúdica, mas era como se estivesse contando uma história sobre o processo do Duplo Diamente.
Irei aplicar aqui o mesmo conceito que realizei nas atividades do curso, o qual me ajudaram bastante a compreender o processo do Duplo Diamante.
(1) Problema - Nessa fase é identificar qual é o problema. Exemplo: Uma loja de Pet Shop está com problema nas vendas, pois seus clientes deixaram de frequentar a loja. A loja é de dois andares, o andar de cima é pouco movimento e teve uma queda enorme na procura de banho e tosa (que se encontra na parte de cima da loja).
(2) Descoberta - Nessa etapa, é a etapa da imersão, onde você realiza pesquisas qualitativas e quantitativas, observa como é a dinâmica da loja, observando funcionários e clientes que entram na loja, realiza anotações sobre as possíveis causas do problema, compreende o usuário se colocando no lugar dele, como por exemplo, se colocando no lugar de cliente e realizar uma visita em outro pet shop para saber quais as diferenças existentes e, assim, identificar as possíveis causas do problema. Aqui, podemos citar algumas possíveis causas que afetaram a queda das vendas no Pet Shop e a baixa do Banho e Tosa:
- Os clientes desconheciam o banho e tosa do Pet Shop;
- Não gostavam de ir lá porque deixa seus pets ansiosos;
- Não sabiam explicar o porquê;
- Não encontravam de forma rápida os produtos desejados.
(3) Definir - Nessa etapa, deve definir entre todos os problemas, a raiz principal que está afetando a queda de clientes no Pet Shop. E uma das formas que ajuda a definir qual problema principal deve ser resolvido é utilizando a técnica dos "5 porquês". Nela, é realizado o "por quê" sobre o problema e, partir daí, é realizado mais um por quê sobre o assunto e, assim, sucessivamente. Nessa técnica quando chega no quinto "por quê" é que chegou na raiz do problema que deve ser combatido. Veja o exemplo abaixo:
- Problema: Houve uma baixa de compras na loja do Pet Shop.
- Por quê 1: Por que houve uma baixa de compras na loja?
- Resposta: Porque poucas pessoas estão visitando a loja.
- Por quê 2: Por que poucas pessoas estão visitando a loja?
- Resposta: Porque a frente da loja não chama atenção.
- Por quê 3: Por que a frente da loja não está chamando atenção?
- Resposta: Porque tem muita coisa chamando atenção ao mesmo tempo, está abarrotado de coisas.
- Por quê 4: Por que tem muita coisa chamando atenção ao mesmo tempo na loja?
- Resposta: Porque estamos com pouco espaço na loja.
- Por quê 5: Por que estamos com pouco espaço na loja?
- Resposta: Porque tem muitos itens repetidos na loja.
- Problema raiz: Como otimizar o espaço da loja?
(4) Definição - Aqui está estabelecido a raiz do problema: "Como podemos melhorar a loja Pet Shop de maneira a reconquistar nossos clientes"? Então, na próxima etapa, serão abordados propostas para "atacar" esse problema.
(5) Desenvolvimento - Nessa etapa é realizado o processo que irá "atacar" a causa do problema. Aqui, é debatido com colaboradores e as equipes envolvidas no projeto, técnicas que possam solucionar o problema ou mitigar, como por exemplo, o Brainstorm ou Brainwriting e após isso é necessário escolher qual ideia mais viável para solucionar o problema, neste caso, é realizado o método, Zen Voting.
(6) Entrega - Nessa etapa é realizado um protótipo, podendo ser uma maquete, uma planta baixa ou digital. No caso do Pet Shop, por ser um problema de infraestrutura, foi realizado plantas baixas e layouts digitais para escolher qual seria o protótipo mais viável. Nesse processo pode realizar pesquisar com o público e colaboradores. Com o protótipo e o layout escolhidos agora chegou a vez de testar.
(7) Solução - Com as mudanças de infraestrutura realizadas para o problema, a solução apresentou pontos positivos à loja.
A partir daí reinicia o ciclo do Duplo Diamante para resolver os outros problemas da loja, pois esse processo é contínuo.