O quê? (What):
Desenvolver e consolidar a habilidade de comunicação assertiva, focando na expressão clara de limites, delegação de tarefas de forma segura e mediação construtiva de conflitos em grupos de projetos.
Por quê? (Why):
Para mitigar ruídos e retrabalhos decorrentes de instruções ambíguas, otimizar o tempo de alinhamento das equipes e garantir um posicionamento com maior credibilidade e liderança no ambiente acadêmico e profissional.
Quem? (Who):
Eu serei a responsável principal pela execução das práticas e pelo monitoramento diário. Contarei também com o suporte indireto de colegas de equipe, liderados e mentores para o fornecimento de feedbacks reais sobre a clareza e a receptividade do meu tom de voz e escrita.
Como? (How):
A execução será dividida em três pilares metodológicos:
Mapeamento de Padrões: Identificar em quais situações (prazos apertados, feedbacks negativos) o tom tende a oscilar para a passividade ou para a imposição.
Técnica da CNV (Comunicação Não-Violenta): Estruturar mensagens difíceis com base em fatos observáveis e necessidades claras, substituindo julgamentos ou adjetivos acusatórios por propostas de soluções coletivas.
Microcopy de Mensagens: Antes de enviar alinhamentos importantes ou e-mails estratégicos por canais online, fazer uma revisão rápida para garantir o uso de tópicos (bullet points) e uma linguagem direta, eliminando redundâncias que geram carga cognitiva.
Quanto? (How much):
O investimento financeiro será zero, utilizando conteúdos abertos da plataforma e artigos acadêmicos. Em termos de tempo, dedicarei um bloco fixo de 15 a 20 minutos diários para leituras sobre oratória, técnicas de negociação e análise reflexiva das interações ocorridas no dia.
Quando? (When):
O plano terá início imediato e será mantido de forma intensiva ao longo dos próximos três meses. Estabelecerei marcos de autoavaliação a cada duas semanas para checar se o nível de fricção e atrito nas minhas interações em grupo diminuiu.
Onde? (Where):
A aplicação prática ocorrerá de forma transversal em todos os meus pontos de contato: nos canais de comunicação online (como WhatsApp e e-mails acadêmicos), em apresentações em público e nas reuniões de planejamento de projetos de equipe.