Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Faça como eu fiz na aula

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Brendo. Como vai?

Parabéns pela execução perfeita da atividade prática! O uso do Gerenciador de Cenários é um dos recursos mais robustos do Excel para o planejamento estratégico e a tomada de decisões em projetos de ciência e análise de dados.

A imagem da sua tela mostra que você estruturou a planilha com muito cuidado, utilizando uma formatação clara para separar as premissas (como o Aumento de Volume Mensal e o Ticket Médio) dos resultados de receita ao longo dos meses. Criar as três variações clássicas — Conservador, Agressivo e Base — permite que qualquer gestor entenda os riscos e as oportunidades financeiras do negócio sob diferentes contextos de mercado.

Para agregar ainda mais valor ao seu projeto e ajudá-lo a extrair o potencial máximo dessa ferramenta de simulação no Excel, quero compartilhar duas sugestões de boas práticas:

1. Renomear as Células Variáveis (Dica de Ouro para Relatórios)

Se você clicar no botão Resumir... dentro dessa janela do Gerenciador de Cenários, o Excel criará automaticamente um relatório consolidado em uma nova aba, comparando as suas três estratégias lado a lado.

No entanto, por padrão, o Excel exibirá os nomes das linhas do relatório usando os endereços das células, como $B$12 e $B$13. Para quem lê o relatório final, isso pode ficar confuso.

Uma excelente prática de design de planilhas é dar nomes a essas células antes de gerar o resumo:

• Clique na célula B12.
  • Vá até a Caixa de Nome (aquele campo que fica bem acima da coluna A, onde aparece escrito "B12").
  • Digite Aumento_Volume (sem espaços) e aperte Enter.
  • Faça o mesmo para a célula B13, nomeando-a como Ticket_Medio.

Quando você gerar o resumo do cenário novamente, o Excel substituirá os códigos $B$12 e $B$13 pelos nomes reais que você digitou. Isso deixa o seu relatório instantaneamente profissional e compreensível para qualquer stakeholder.

2. Cruzando Dados com a ferramenta Atingir Meta

Agora que você já tem os seus cenários mapeados, uma excelente forma de aprofundar suas análises preditivas é combinar esse conhecimento com o recurso Atingir Meta (que fica no mesmo menu "Análise de Hipóteses").

Enquanto o Gerenciador de Cenários te mostra o resultado final a partir de estimativas que você inventou (Ex: "Se o aumento for 10%, qual será a receita?"), o Atingir Meta faz o caminho inverso de engenharia reversa (Ex: "Se a minha meta de receita final for R$ 1.500.000,00, de quanto precisa ser o meu aumento mensal?"). Saber navegar entre essas duas ferramentas dará a você um diferencial enorme na modelagem de projeções financeiras.

Excelente domínio das ferramentas de simulação. Continue praticando com esses cenários do mundo real!

Espero que possa ter lhe ajudado!