Olá, Marco.
Tudo bem?
Parece que você está no caminho certo. O código que você compartilhou já faz exatamente o que foi pedido na atividade: cria uma bolinha que se move e reconhece as bordas da tela.
Vamos analisar seu código:
Você definiu as variáveis x
e y
para a posição inicial da bolinha e d
para o diâmetro da bolinha. A partir disso, você calculou o raio r
da bolinha, que é metade do diâmetro.
As variáveis vx
e vy
representam a velocidade da bolinha em cada direção (x e y).
Na função setup()
, você criou um canvas de 600x400 pixels.
Na função draw()
, você definiu o fundo como preto e chamou as funções show()
, move()
e edges()
.
A função show()
desenha a bolinha na posição atual.
A função move()
atualiza a posição da bolinha adicionando a velocidade atual à posição atual.
A função edges()
verifica se a bolinha atingiu a borda do canvas. Se sim, a direção da velocidade é invertida, fazendo a bolinha "rebater" e voltar para o centro.
Portanto, seu código já está de acordo com o que foi pedido na atividade. A bolinha se move e reconhece as bordas da tela, exatamente como no jogo Pong que você desenvolveu no Scratch. Parabéns pelo trabalho!
Espero ter ajudado e bons estudos!