Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Faça como eu fiz: momento de mudança

A imagem que eu escolhi foi a primeira que veio em minha mente, o símbolo de reciclagem. Certamente significa mudança e transformação. Nossas vidas são como essa imagem, um ciclo de renovação, algo que aprendemos em uma fase iremos utilizar em outra. Para mim significa uma constante mudança, como eu fiz ingressando nesse curso mesmo com o tempo apertado, uma rotina corrida e sem muito tempo, mas decidido em aprender mais para acrescentar mais repertório em minha vida profissional.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi, Marcos, como vai?

A escolha do símbolo da reciclagem demonstra uma excelente capacidade de sintetizar conceitos complexos de forma visual e imediata. Na comunicação técnica e na oratória, o uso de metáforas visuais universais funciona muito bem porque o público consegue associar a mensagem principal instantaneamente, diminuindo o esforço cognitivo necessário para processar a informação.

Elementos universais como setas cíclicas, caminhos que se dividem ou pontes servem de apoio didático para explicar processos de transição, evolução de sistemas ou reestruturação de equipes. Ao utilizar essa imagem para ilustrar sua própria jornada profissional, a narrativa ganha clareza e gera empatia em quem está ouvindo, aproximando a plateia da sua realidade técnica.

De que maneira você pretende integrar essa analogia do ciclo de renovação em suas próximas apresentações orais para engajar o seu público alvo?

Parabéns pelo excelente exercício realizado, muito obrigado por compartilhar sua visão conosco e lembre-se de que o fórum está sempre à sua disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!