1
resposta

Faça como eu fiz: momento de mudança

A imagem que escolhi é uma ponte ao amanhecer.

Descrição da imagem:
A imagem mostra uma ponte longa sendo iluminada pelos primeiros raios de sol. De um lado, há neblina e tons mais escuros; do outro, o céu aparece mais claro e aberto. A ponte simboliza o caminho entre duas fases diferentes da vida.

Motivo da minha escolha:
Escolhi essa imagem porque ela representa um momento importante de transição na minha vida acadêmica e profissional. Assim como atravessar uma ponte exige coragem para sair de um lugar conhecido em direção ao desconhecido, eu também precisei enfrentar inseguranças e desafios para buscar novos objetivos. Essa mudança me ajudou a crescer, aprender coisas novas e enxergar novas possibilidades para o futuro.
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Nicole. Como vai?

Sua escolha de imagem e a reflexão que você compartilhou são profundamente inspiradoras! Associar a oratória e o desenvolvimento pessoal à travessia de uma ponte capta perfeitamente a essência deste capítulo sobre preparação e superação de desafios.

No contexto da comunicação, a sua metáfora faz muito sentido por alguns motivos técnicos e emocionais que vale a pena destacar:

1. A Ponte como Conexão na Oratória

Na comunicação, a principal função de um orador é justamente agir como uma ponte. O seu papel ao falar em público é conectar o ponto onde a sua audiência está agora (que pode ser um lugar de dúvida, desconhecimento ou desinteresse) ao ponto onde você deseja que ela chegue (um lugar de clareza, inspiração ou ação).

2. Atravessar a Neblina (O Frio na Barriga)

A neblina que você descreveu de um dos lados da imagem representa muito bem aquele momento inicial que antecede uma apresentação: o nervosismo, o desconhecido e o medo do julgamento. Sentir isso é completamente normal. A preparação adequada — que envolve estruturar o roteiro, conhecer o público e treinar a voz — é o que te dá a sustentação necessária (os pilares da ponte) para caminhar com segurança em direção ao lado mais claro e aberto.

3. O Impacto do Storytelling Pessoal

O fato de você conseguir conectar uma imagem visual à sua própria jornada de transição acadêmica e profissional mostra que você já compreende o poder do storytelling. Quando compartilhamos nossas vulnerabilidades e momentos de mudança com sinceridade, geramos uma conexão imediata e poderosa com quem nos ouve.

Parabéns pela sensibilidade na escolha e pela excelente capacidade de autorreflexão. Você está construindo uma base sólida para se comunicar com cada vez mais convicção e empatia!

Espero que possa ter lhe ajudado!