Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Faça como eu fiz: métricas na prática

Como a implementação de métricas ágeis poderia ajudar a startup de tecnologia?

Embora a implementação do uso de métricas seja um desafio para a citada startup de tecnologia, é de suma importância investir na conscientização das equipes quanto a importância de metrificar os processos de trabalho.

O uso de métricas nos processos de trabalho dá mais clareza na identificação de gargalos e ineficiências, promove a melhoria dos processos, auxilia na tomada de decisões etc.

Diante do crescimento da estrutura e da necessidade de tornar os processos mais eficientes, torna-se imprescindível a implementação de métricas ágeis como melhoria da gestão e do controle dos processos, sem comprometer a identidade ágil e de inovação.

2 respostas

Olá, Antonio, como vai?

Sua reflexão aborda um ponto importante sobre o uso de métricas em uma startup: elas não precisam representar uma perda de liberdade ou criatividade. Quando bem definidas, as métricas ágeis ajudam justamente a criar uma visão mais clara sobre o trabalho realizado, permitindo que a equipe identifique gargalos, acompanhe resultados e perceba onde existem oportunidades de melhoria.

Outro aspecto interessante é a relação entre métricas e tomada de decisão. Em um ambiente de inovação, decisões precisam ser rápidas, mas também podem se beneficiar de dados concretos. Métricas como lead time, cycle time, throughput e taxa de entrega, por exemplo, podem mostrar como o fluxo de trabalho está funcionando sem determinar exatamente como a equipe deve executar suas atividades. Dessa forma, os indicadores servem como apoio à gestão, e não como uma forma de controlar excessivamente as pessoas.

Na sua visão, quais métricas poderiam ser utilizadas por uma startup para acompanhar sua evolução sem transformar o processo ágil em uma estrutura excessivamente rígida?

Continue compartilhando suas reflexões e experiências. O fórum está à disposição para você continuar essa troca com a comunidade.

Até a próxima.

Para saber mais:
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!
solução!

Na sua visão, quais métricas poderiam ser utilizadas por uma startup para acompanhar sua evolução sem transformar o processo ágil em uma estrutura excessivamente rígida?

Mike, a meu ver, tu mesmo já citaste na explicação as métricas "lead time, cycle time, throughput e taxa de entrega" como exemplo. Também acho importante exemplificar o WIP (Work In Progress), pois dá um balizamento na quantidade de atividades trabalhadas paralelamente de acordo com a capacidade produtiva da equipe (utilizamos WIP na minha equipe de trabalho). Também é muito importante adotar OKRs e KPIs.