0
respostas

Faça como eu fiz - Método AEIOU

Eu sou professor de informática e fiquei observando minha aluna, para entender melhor se posso melhorar minhas aulas ou se minhas aulas já satisfaziam as necessidades dela.

Na primeira etapa da Empatia, através do método Shadowing, pode utilizar o esquema do AEIOU:

1. Atividades
  • A pessoa observada durante um tempo de 1 hora, ficava fazendo anotações das aulas sobre as orientações do professor.
  • À medida que tinha dúvidas, levantava a mão e questionava o professor ou a amiga do lado da mesa.
  • Tinha um caderno de anotações do lado do computador para anotar as dúvidas que apresentava.
  1. Espaço
  • Ela sentou no computador logo no início da sala, onde o mesmo computador havia outros computadores de outros alunos.
  • Mexia raramente no celular para tirar foto das anotações do quadro.
  1. Interação - Relação das pessoas observadas com outras pessoas e objetos
  • A pessoa observava cumprimentava todos que passavam na mesa dela.
  • Também era bastante atenta nos computadores dos colegas ao lado e também era prestativa em ajudar os colegas que estavam com dúvidas.
  1. Objetos - Os objetos que interagem e seus estados de conservação
  • A pessoa observada tinha um computador, com teclado e mouse com fios.
  • Também tinha o celular, onde no qual tirava fotos do quadro com as orientações do professor.
  • Também tinha um caderno de anotações onde coloca todas as orientações do professor.
  1. Usuário - Necessidades e preferências das pessoas, assim como suas motivações e objetivos
  • A pessoa observada tinha necessidade de anotar o máximo de observações durante a aula, pois queria ganhar conhecimento para usar o computador em casa.
  • Também levantava a mão para tirar dúvidas, pois não queria sair da sala até que estivesse entendido o conteúdo da aula.
  • A pessoa observada estava de vestido florido e com uma bolsa grande com seus pertences de caderno e caneta.

Esse método é ótimo para estruturar todo o processo Shadowing.