Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Faça como eu fiz: Mediando a ideação da solução

Eu começaria esse novo processo de divergências com uma reunião em equipe, onde conversaríamos sobre a loja e seus problemas, tentando olhar para as características tanto positivas quanto negativas e verificar se estas são controláveis ou não, para poder posteriormente estabelecer melhor as prioridades e urgências.

Nesse momento também comentaria sobre o desafio que havia sido estabelecido anteriormente e traria a técnica 5W1H para que os funcionários compreendessem de forma melhor o que anteriormente entendemos que fosse o problema principal, e espero que com isso também possa trazer mais ideias.

Para auxiliar na organização de ideias utilizaria a técnica da Matriz FOFA, separando as características obtidas na discussão dentro os quatro espaços Forças/Oportunidades/Fraquezas/Ameaças onde os pontos negativos e controláveis (foco de mudança) se encaixam nas fraquezas dentro da Matriz.

Com essas características separadas poderíamos melhor utilizar do Brainwriting e trazer melhores ideias de soluções que pode ser feito de forma anônima a fim de evitar uma possível intimidação dos funcionários e evitar viés de ambas as partes. Aqui acho válido fazer esse Brainwriting por meio de algum aplicativo ou site (como por exemplo o miro) pois assim problemas com a leitura e escrita poderiam ser evitados.

Para decidir sobre as soluções levantadas no Brainwriting, acho válido fazer uma votação anônima como o Zen Voting a fim de como anteriormente evitar uma possível intimidação dos funcionários e evitar viés de ambas as partes.

1 resposta
solução!

Olá, Beatriz! Tudo bem?

É isso aí! Muito bem!!

Você está no caminho certo com o processo de ideação da solução. Você mencionou várias técnicas importantes, como o 5W1H, a Matriz FOFA, Brainwriting e Zen Voting, todas elas são muito úteis para o processo de tomada de decisão.

Sua estratégia de começar com uma reunião de equipe para discutir os problemas é um bom ponto de partida. Isso permitirá que todas as pessoas na equipe tenham uma compreensão clara do problema antes de começar a gerar ideias.

Em resumo, você tem um bom entendimento do processo de ideação da solução e das técnicas que podem ser usadas para facilitar esse processo. Continue assim!

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui!

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!