Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Faça como eu fiz: lucro em empresa social

De modo geral, Mariana pode receber lucro pelo seu trabalho social, dependendo do modelo de negócio escolhido.

No caso descrito, ela está criando um empreendimento que gera impacto social e ambiental positivo ao fortalecer agricultores familiares e promover alimentação orgânica, mas isso não impede que a atividade seja financeiramente sustentável e gere lucro. Essa característica é típica dos Negócios de Impacto, que buscam conciliar retorno financeiro com a solução de problemas sociais ou ambientais.

1 resposta

Você destacou muito bem que gerar impacto social e obter retorno financeiro não são objetivos opostos.
lá vou eu citar um livro mas... essa ideia está alinhada ao conceito apresentado no livro "Capitalismo Consciente", que mostra como empresas podem criar valor para a sociedade ao mesmo tempo em que mantêm sua sustentabilidade econômica. Um negócio de impacto forte é justamente aquele que consegue equilibrar propósito e resultados e particularmente acho isso incrível.

Se essa resposta ajudou, marca como solucionado. Assim, o próximo aluno também encontra esse insight e segue a leitura sem perder o fio da meada!