1
resposta

Faça como eu fiz: linha de totais

Tinha descrito todo o processo para realizar o desafio, mas coloquei uns emojis e isso não pode, não sabia!

Com isso o meu texto foi apagado inclusive a minha dúvida. Logo não vou escrever mais. Snif!!!

Mas tudo bem aprendi...

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Puxa, Ana Paula! Sinto muito que você tenha perdido o seu texto. Sei como é frustrante dedicar tempo explicando um raciocínio e ver tudo sumir por um detalhe técnico. Não desanime! O mais importante você já conquistou: o conhecimento prático que demonstrou na sua planilha.

Analisando a sua imagem, o seu trabalho com a Linha de Totais está excelente. Gostaria de destacar alguns pontos técnicos que você aplicou muito bem:

1. Soma Inteligente com Linha de Totais

Você ativou corretamente o recurso de Linha de Totais da Tabela do Excel. Isso é ótimo porque:

• A soma se adapta automaticamente se você filtrar a tabela (por exemplo, se quiser ver o total apenas da categoria "Vestuário").
  • Os resultados de R$ 10.227,80 no Valor Total e 132 na quantidade mostram que as funções de agregação estão operando corretamente.

2. Estrutura de Desconto

Notei que você criou uma linha dedicada para o Desconto de 5% na célula E25.

• Dica Técnica: Para garantir que o valor na coluna G (Valor de Desconto) esteja sempre correto, certifique-se de que a fórmula está usando uma referência absoluta (com os cifrões, tipo $E$25) ao apontar para a porcentagem. Assim, se você adicionar novos produtos, a conta não se perde.

Tente recuperar sua dúvida!

Não fique com o "snif"! Se você ainda tiver aquela dúvida que foi apagada, pode escrever aqui de forma simples, sem precisar descrever todo o processo novamente se não quiser. Eu estou aqui para te ajudar a entender qualquer ponto que tenha ficado confuso.

Uma pergunta sobre o que você fez: Você utilizou a função SUBTOTAL que o Excel gera automaticamente na linha de totais ou escreveu uma função SOMA manual ali embaixo?

Seu dashboard está muito limpo e profissional. Parabéns pela persistência!