Crie um programa que simula um jogo de adivinhação, que deve gerar um número aleatório entre 0 e 100 e pedir para que o usuário tente adivinhar o número, em até 5 tentativas. A cada tentativa, o programa deve informar se o número digitado pelo usuário é maior ou menor do que o número gerado.
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class Jogo {
public static void main(String[] args) {
Scanner leitor = new Scanner(System.in);
int numeroAleatorio = new Random().nextInt(100);
System.out.println(numeroAleatorio);
int tentativas = 0;
int chute = 0;
while (tentativas < 3) {
System.out.println("Chute um número entre 0 e 100");
chute = leitor.nextInt();
tentativas++;
if (chute == numeroAleatorio) {
System.out.println("Boa! Você acertou o número aleatório " + numeroAleatorio + " em " + tentativas + " tentativas!");
break;
} else if (chute < numeroAleatorio) {
System.out.println("O seu chute é maior que o número aleatório");
} else {
System.out.println("O seu chute é menor que o número aleatório");
}
}
if (tentativas == 3 && chute != numeroAleatorio) {
System.out.println("Que pena! Você não conseguiu encontrar o número aleatório em 3 tentativas. O numero aleatório era " +numeroAleatorio);
}
}
}