Resposta:
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
//TIP To Run code, press or
// click the icon in the gutter.
public class Main {
public static void main(String[] args) {
//Agora é com você! Pratique os conceitos que foram ensinados ao longo dessa aula com o seguinte desafio:
//
//Crie um programa que simula um jogo de adivinhação, que deve gerar um número aleatório entre 0
// e 100 e pedir para que o usuário tente adivinhar o número, em até 5 tentativas. A cada tentativa, o
// programa deve informar se o número digitado pelo usuário é maior ou menor do que o número gerado.
//Dicas:
//Para gerar um número aleatório em Java: new Random().nextInt(100);
//Utilize o Scanner para obter os dados do usuário;
//Utilize uma variável para contar as tentativas;
//Utilize um loop para controlar as tentativas;
//Utilize a instrução break; para interromper o loop.
Scanner scannerRead = new Scanner(System.in);
int randomNumber = new Random().nextInt(100);
int attempts = 0;
int num = -1;
while (true){
System.out.println("Digite um número de 0 a 100. Você tem '"+ (5-attempts) +"' tentativas: ");
num = scannerRead.nextInt();
attempts++;
if (num == randomNumber){
System.out.println("Você acertou o número aleatório em '" + randomNumber + "' em '" + attempts + "' tentavivas");
break;
}else if (num < 0 || num > 100){
System.out.println("Lembre de digitar um número entre 0 e 100, como voce digitou um número alem " +
"desse range eu irei te devolver essa tentativa");
attempts --;
}else if (num < randomNumber){
System.out.println("O número aleatório é maior do que o número digitado, tente novamente!");
}else{
System.out.println("O número aleatório é menor do que o número digitado, tente novamente!");
}
if (attempts == 5 && num != randomNumber){
System.out.println("Número errado novamente... Como essa era sua 5 tentativa e você errou, tera que iniciar o programa novamente");
break;
}
}
}
}