1
resposta

Faça como eu fiz: jogo de adivinhação

import java.util.Random; import java.util.Scanner;

public class JogoAdivinhacao {

public static void main(String[] args) {
    Random random = new Random();
    Scanner scanner = new Scanner(System.in);

    int numeroSecreto = random.nextInt(101); // de 0 a 100 inclusive
    int tentativa;
    int tentativasRestantes = 5;

    System.out.println("Bem-vindo ao jogo de adivinhação!");
    System.out.println("Tente adivinhar o número entre 0 e 100. Você tem 5 tentativas.");

    for (int i = 1; i <= 5; i++) {
        System.out.print("Tentativa " + i + ": ");
        tentativa = scanner.nextInt();

        if (tentativa == numeroSecreto) {
            System.out.println("Parabéns! Você acertou o número!");
            break;
        } else if (tentativa < numeroSecreto) {
            System.out.println("O número é maior do que " + tentativa + ".");
        } else {
            System.out.println("O número é menor do que " + tentativa + ".");
        }

        if (i == 5) {
            System.out.println("Fim de jogo! O número era: " + numeroSecreto);
        }
    }

    scanner.close();
}

}

1 resposta

Oi, Marcos! Como vai?

Seu jogo de adivinhação está muito bem estruturado. Gostei de como você utilizou a classe Random e também de ter incluído mensagens claras para cada tentativa — isso deixa o jogo mais interativo.

Uma dica interessante para o futuro é usar o método nextLine() do Scanner quando quiser capturar texto completo do usuário, como nomes ou frases.

Veja este exemplo:

Scanner scanner = new Scanner(System.in);
System.out.print("Digite seu nome: ");
String nome = scanner.nextLine();
System.out.println("Bem-vindo, " + nome + "!");

Esse código lê uma linha inteira e imprime uma saudação personalizada. Usei nextLine() para garantir que até espaços sejam considerados.

No mais, bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.